05/11/2025

5 de novembro de 2025 18:47

“Direita errou muito e é maior cabo eleitoral de Lula”, diz deputado

O deputado federal Juarez Costa (MDB) criticou a atuação da direita no cenário nacional pois, segundo ele, o grupo tem cometido erros que beneficiam diretamente o presidente Lula (PT), que anunciou que disputará um quarto mandato em 2026.

 

Ganhou a eleição, está no governo, [vai sair candidato] sem enfrentar a máquina e ainda o adversário ajudando, fica complicado [derrotá-lo]

“Acho que a direita, principalmente a extrema, errou muito e está sendo o maior cabo eleitoral do Lula. Um cara que saiu da cadeia, virou candidato, ganhou a eleição, está no governo, [vai sair candidato] sem enfrentar a máquina e ainda o adversário ajudando, fica complicado [derrotá-lo]”, disse o deputado à imprensa nesta quinta-feira (23). 

 

Ele citou como um dos erros da oposição a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como da “Blindagem”, que tratava de dificultar a punição para deputados e senadores por eventuais atos ilícitos que cometessem.

 

O deputado classificou a PEC, que acabou sendo rejeitada pelo Senado, como um “vergonha” e “erro grotesco” da oposição. Para ele, se a direita continuar errando, o cenário de fortalecimento de Lula se manterá.

 

Nomes da direita

 

Juarez disse que sua esperança para a eleição presidencial era o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), que no momento parece ter recuado de sua candidatura à presidência, onde concorreria no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e não disputará. 

 

“Eu apostava muito no Tarcisio, mas estou vendo o Tarcisio recuar. Eu acho que a gente estava apostando tudo no Tarcisio, eu não sei, mas pelas últimas conversas que olhei, eu acho que ele não vem não”, completou.

 

O emedebista afirmou também que não acredita na candidatura de alguém da família Bolsonaro para representar o ex-presidente. 

 

O deputado vê o nome de Ratinho Jr., governador do Paraná, como possível novo nome da direita para ser o candidato de 2026, entretanto, apesar da boa atuação no Governo do Paraná, ele considera o nome de Ratinho fraco e pouco conhecido no cenário nacional.

 

Não acho que venha alguém da família Bolsonaro. Eu acho que vem o Ratinho, e aí tem um problema. Ele vai depender de um bom vice, porque o Ratinho é bom no Paraná, mas também não é conhecido no cenário nacional, essa é a grande realidade”, encerrou.

 

Veja:

 

 

 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Chacina é a única saída para questão da segurança? – 05/11/2025 – Maria Hermínia Tavares

A sangrenta operação policial promovida na semana passada pelo governador Cláudio Castro foi a sua…

“Bolsonarismo de sapatênis”, diz Duda Salabert a deputado do Novo

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) e o deputado Gilson Marques (Novo) protagonizaram um bate-boca…