10/02/2026

10 de fevereiro de 2026 03:18

  • Home
  • Esportes
  • CCZ confirma 1º registro de raiva em morcegos em 2026

CCZ confirma 1º registro de raiva em morcegos em 2026

Campo Grande registrou o primeiro caso de raiva em morcego em 2026, no bairro Vivendas do Bosque. Segundo o CCZ, o animal foi recolhido pelas equipes do centro e submetido a exames laboratoriais, que confirmaram a presença do vírus da raiva.

Morcego. (Divulgação/governo do estado de Santa Catarina)

Conforme o CCZ, o ocorrido serve como alerta de que o vírus da raiva permanece em circulação na capital, sendo necessário manter a vigilância constante, além da prevenção.

Se ocorra uma situação onde encontre um morcego caído no chão, voando durante o dia ou dentro de um imóvel, jamais toque no animal, coloque um balde ou caixa sobre ele (sem tocá-lo). O comportamento atípico é um dos principais sinais de que ele pode estar infectado.

Crianças, idosos e animais domésticos devem ser mantidos afastados do animal. Caso encontre um morcego nessa situação, acione imediatamente o CCZ pelos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794 (horário de plantão).

No entanto, o órgão informa que o alerta não é motivo para pânico, mas necessário para a conscientização da população em informar as autoridades. Além disso, A vacinação anual de cães e gatos é obrigatória e essencial para criar uma barreira de proteção entre os morcegos e os seres humanos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Civil e órgãos fiscalizadores flagram exercício ilegal de profissão em clínica odontológica de Cuiabá

https://www.sonoticias.com.br/comments/feed/ https://www.estadaomatogrosso.com.br/rss.php https://www.sonoticias.com.br/feed/

Etanol de milho deve atingir 10 bilhões de litros no Brasil

O etanol de milho consolida-se como um dos segmentos que mais crescem dentro da matriz…

jovem é morto a tiros em lanchonete de Peixoto de Azevedo

Um homicídio foi registrado na tarde desta segunda-feira (9) em uma lanchonete localizada nas proximidades…