Ex-atacante do Vasco, o chileno Mauricio Pinilla revelou que foi diagnosticado com câncer de pele e que passa, atualmente, por um tratamento contra a doença.
Pinilla revelou o problema em entrevista à emissora de rádio chilena La Metro. Ele se aposentou dos gramados em 2021, 13 anos depois de uma rápida passagem pelo Vasco em 2008, quando fez apenas três partidas.
“Detectaram manchas na pele, fiz vários exames e me diagnosticaram com câncer de pele. Não tinha contado isto, até agora”, afirmou o ex-jogador de 42 anos, antes de detalhar sua luta contra a doença.
“Passei muito mal, estive quatro dias internado. As minhas defesas estavam num nível muito baixo, peguei gripe quatro vezes em quatro semanas, uma delas com dupla infecção. Cheguei a ter 41 graus de febre e delirei no hospital”.
Crises de ansiedade e alerta a outros atletas
Pinilla admitiu ainda que, apesar de se sentir “espetacular”, continua a lidar com momentos de ansiedade durante o tratamento.
“Tenho crises de angústia que trato com medicação. Sou acompanhado por um psicólogo e um psiquiatra”, contou.
A decisão de tornar pública a doença partiu do próprio ex-jogador, numa tentativa de sensibilizar para os riscos da exposição solar sem proteção:
“Quero que as pessoas se preocupem com a exposição ao sol sem proteção, especialmente os atletas de alto rendimento”.
Pinilla também é muito lembrado pela partida entre Brasil e Chile nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. Ele acertou um chute na trave que poderia ter eliminado precocemente a Seleção, além de ter perdido um pênalti na disputa.
