Em um movimento estratégico para garantir a plena participação democrática nas eleições deste ano, o chefe do Cartório Eleitoral da 36ª Zona, Luiz Antônio Rodrigues da Silva Júnior, reuniu-se com o secretário municipal de Gestão, Luis Fábio Marchioro, na Prefeitura de Vera, para reforçar a campanha de regularização do eleitorado. A ação tem como foco principal o cadastramento biométrico e a emissão do primeiro título para jovens a partir dos 16 anos.
O mutirão “100% Biometria”, iniciado em 2025, estabeleceu a meta de alcançar 98% do eleitorado da região, que engloba, além de Vera, os municípios de Feliz Natal e Santa Carmem, integrantes da 36ª Zona Eleitoral.
De acordo com o chefe do cartório, cerca de 373 eleitores em Vera ainda precisam comparecer ao atendimento para evitar o cancelamento do título. O prazo final para a regularização é 6 de maio.
Luiz Antônio alerta que a situação irregular pode trazer diversos transtornos ao cidadão. “O cancelamento do título gera consequências que vão além do dia da eleição, como dificuldades para obter passaporte, impedimentos para acessar benefícios governamentais, problemas em movimentações bancárias e até a suspensão do CPF”, explicou.
Parceria com o município
Mesmo cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Yago Giacomelli manifestou apoio total à iniciativa por meio da equipe de governo, garantindo que a Prefeitura será parceira na divulgação e no suporte logístico da campanha.
A gestão municipal também reforça a importância do voto consciente nas eleições deste ano. “Teremos seis votos: presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Quando o cidadão deixa de votar, acaba contribuindo para eleger candidatos que podem não representar seus interesses”, destacou o secretário Luis Fábio Marchioro.
Atendimento e documentos
O Cartório Eleitoral atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, sem fechamento para o almoço.
Para realizar o atendimento presencial, é necessário apresentar:
Documento oficial com foto;
Comprovante de endereço (preferencialmente em nome do eleitor ou dos pais).
Eleitores que já possuem biometria cadastrada podem solicitar transferência, revisão de dados ou outros serviços de forma online, por meio do sistema Título Net. Já o cadastramento biométrico exige a presença no cartório.
A campanha segue nas próximas semanas com o objetivo de ampliar a participação popular e garantir que o maior número possível de eleitores esteja apto a votar nas eleições de 2026.
