19/02/2026

19 de fevereiro de 2026 14:56

  • Home
  • Geral
  • Ex-príncipe Andrew é preso em meio a investigação sobre ligação com Epstein

Ex-príncipe Andrew é preso em meio a investigação sobre ligação com Epstein

O ex-príncipe Andrew foi preso nesta quinta-feira (19) em casa, no Reino Unido, em meio a investigações sobre possíveis conexões com o criminoso sexual Jeffrey Epstein. A informação foi divulgada pela emissora britânica BBC. Andrew Mountbatten-Windsor completou 66 anos nesta quinta-feira.

A Polícia do Vale do Tâmisa informou que deteve um homem na faixa dos 60 anos sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público e que ele permanece sob custódia. As autoridades não confirmaram oficialmente o nome do preso, alegando a necessidade de preservar sua identidade durante esta fase da apuração.

Príncipe Andrew em abril de 2021. – Foto: Steve Parson/Arquivo

Segundo a corporação, foram cumpridos mandados de busca em dois endereços ligados ao suspeito: um no condado de Berkshire, a oeste de Londres, e outro em Norfolk, no leste da Inglaterra.

Em nota, o subchefe de polícia Oliver Wright afirmou que, após uma análise detalhada, foi aberta investigação formal sobre a suposta infração. Ele destacou que a prioridade é garantir a integridade e a imparcialidade do processo enquanto as diligências seguem em conjunto com outros órgãos.

A prisão ocorre cerca de uma semana depois de a polícia britânica anunciar a abertura de investigação para apurar se ele teria enviado relatórios confidenciais a Epstein quando exercia a função de representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.

Embora a polícia não tenha citado o nome do detido, diversos veículos britânicos confirmaram que se trata do ex-príncipe. De acordo com a BBC, caso seja condenado por má conduta no exercício de cargo público, Andrew pode enfrentar pena de prisão perpétua.

Especialistas ouvidos pela emissora afirmaram que ele deverá permanecer em uma cela comum de custódia, equipada apenas com cama e vaso sanitário, enquanto aguarda interrogatório. Pela legislação britânica, a polícia pode manter o suspeito detido por até 96 horas antes de apresentar novas medidas.

Em outubro, Andrew foi destituído de todos os seus títulos reais por decisão de seu irmão, o rei Charles III, após novas revelações sobre sua relação com Epstein. Ele também deixou a residência oficial em Windsor e passou a viver recentemente em uma casa de campo em Sandringham.

A divulgação de documentos do caso Epstein pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos intensificou a pressão sobre a família real britânica. O príncipe William, Prince of Wales e a princesa Catherine, Princess of Wales declararam na segunda-feira (9) estar “profundamente preocupados” com as novas revelações.

Até a última atualização desta reportagem, a família real não havia se manifestado sobre a prisão.

Andrew nega qualquer irregularidade relacionada a Epstein. Ele também sempre rejeitou as acusações de abuso sexual feitas por Virginia Giuffre, que afirmou ter sido vítima quando ainda era menor de idade. Segundo familiares, Giuffre morreu por suicídio na Austrália, em 25 de abril de 2025, aos 41 anos.

Novos arquivos de Epstein mostram ex-príncipe inglês Andrew ajoelhado ao lado de mulher . - Foto: DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS EUA/AFP
Novos arquivos de Epstein mostram ex-príncipe inglês Andrew ajoelhado ao lado de mulher . – Foto: DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS EUA/AFP
  1. Peter Greene, ator de ‘O Máskara’, morreu após disparo acidental, aponta laudo

  2. O campeão olímpico que comunica brasilidade

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Trabalhador morre eletrocutado durante obra na MT-242 em Nova Ubiratã

O trabalhador Edilson Gonçalves Jorge de Souza, de 42 anos, morreu após sofrer uma descarga…

Chamar carne de proteína mata o prazer na alimentação

“Escolha sua proteína.” Nem a pau. Dê-me outras opções, se não for pedir demais. Algo…

Jogo simula assalto a museus para repatriar obras africanas; entenda

O roubo de joias avaliado em US$ 102 milhões no Museu do Louvre, em Paris,…