O Vasco anunciou na noite desta sexta-feira (20) a rescisão de contrato do meia Philippe Coutinho.
As partes tinham contrato até o meio do ano, mas o jogador de 33 anos decidiu deixar o clube de forma antecipada.
A decisão havia sido comunicada pelo próprio Philippe Coutinho na última quarta-feira (18) com uma postagem nas redes sociais, mas o clube aguardava os detalhes burocráticos para se pronunciar oficialmente.
“Após diálogo respeitoso e transparente, as partes chegaram a um acordo amigável para a rescisão contratual, assinada no fim da tarde de hoje”, comunicou o clube em nota (leia na íntegra abaixo).
Ao todo, foram 81 partidas desde seu retorno a São Januário, em 2024, com 17 gols marcados e sete assistências concedidas.
A despedida aconteceu na recente partida contra o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca, na qual o meia foi substituído no intervalo após ser vaiado pela torcida.
Na ocasião, o camisa 10 não acompanhou o restante da partida no banco de reservas, gerando crise nos bastidores.
Revelado na base vascaína, que representou desde a categoria sub-13, Philippe teve a primeira passagem pelo profissional entre 2009 e 2010.
Na ocasião, ele registrou 43 partidas, cinco gols e duas assistências antes de ser vendido à Inter de Milão, da Itália.
Ao todo, portanto, Coutinho encerra sua trajetória no Vasco com 124 partidas, 22 bolas na rede e nove passes decisivos.
Seu único título com a Cruz de Malta foi a Série B de 2009, na primeira passagem. Ele ainda teve o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2025 como ponto alto do segundo período.
Confira abaixo o comunicado do Vasco:
O Vasco da Gama informa que o atleta Philippe Coutinho procurou o clube para manifestar o desejo de rescindir, de forma antecipada, o contrato que se encerraria no meio deste ano.
Após diálogo respeitoso e transparente, as partes chegaram a um acordo amigável para a rescisão contratual, assinada no fim da tarde de hoje.
Revelado em São Januário e formado nas categorias de base do Vasco, Coutinho sempre carregou consigo a identidade vascaína ao longo de sua trajetória no futebol mundial. Em seu retorno ao clube que o projetou, demonstrou profissionalismo, dedicação e profundo respeito pela instituição, honrando a camisa em todos os momentos em que esteve em campo.
O Vasco da Gama agradece ao atleta por todo o comprometimento demonstrado ao longo deste período.
