14/12/2025

14 de dezembro de 2025 05:38

O recado de Lula para Trump

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, emitiu uma declaração oficial em que desejou um “mandato exitoso” a Donald Trump. Na manhã desta segunda-feira, 20, o petista já tinha falado sobre o Republicano na sua reunião ministerial.

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse”, disse Lula. “As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica.”

+ Lula, sobre Trump: ‘Que faça uma gestão profícua’

A fala do petista ocorreu depois que o Republicano tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia dentro do Capitólio, nesta tarde. 

“Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, declarou. 

Lula ainda disse que o Brasil e os EUA “nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”. “Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias”, acrescentou.

Lula não é convidado para a posse de Trump

Donald Trump não convidou Lula para a sua posse. O convite foi enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pôde comparecer ao evento porque não teve seu passaporte devolvido, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

O presidente de honra do Partido Liberal (PL) foi representado na cerimônia pela sua mulher, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também participou do evento. 

donald trump volta à presidência dos EUA nesta segunda-feira
Donald Trump voltou à Presidência dos EUA nesta segunda-feira, 20 | Foto: Reprodução/Instagram/@realdonaldtrump

Na época das eleições dos EUA, Lula declarou apoio à Kamala Harris. O presidente brasileiro disse que o “modelo de democracia” dos Estados Unidos “ruiu” durante o governo Trump entre 2017 e 2020. 

“Então, nós, agora, temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, na Europa, na América Latina, em vários países”, falou Lula, à época. “É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para a Kamala ganhar as eleições.”

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Trenzinho é o auge da pista de dança e da festa – 13/12/2025 – Antonio Prata

Trenzinho não se combina. Trenzinho não se planeja. Trenzinho acontece. Ou não. Depende da música,…

Chile vai às urnas neste domingo para escolher novo presidente

Os chilenos vão às urnas neste domingo (14) para escolher quem comandará o país entre…

Estudiantes vence Racing nos pênaltis, é campeão argentino e garante vaga na Libertadores de 2026

O Estudiantes é campeão argentino! A equipe de de La Plata venceu o Racing por…