23/10/2025

23 de outubro de 2025 21:52

  • Home
  • Economia
  • Brasil deveria focar em “simplificar“ e “desburocratizar“ negócios, diz Wesley Batista

Brasil deveria focar em “simplificar“ e “desburocratizar“ negócios, diz Wesley Batista

Em evento neste sábado (12), Wesley Batista, acionista do grupo J&F, afirmou que o país deveria focar em uma agenda de desburocratização para garantir melhorias aos empreendedores do país. O empresário participou de um painel no II Fórum Esfera Internacional, em Roma, na Itália.

“Sem dúvida nenhuma, o papel institucional de um país, como as coisas estão indo, influencia [para os empresários]. Mas no fundo a gente olha para tocar o negócio um pouco independente disso”, começou.

Sua ressalva, porém vai para a questão da burocracia. “Tem uma coisa que o Brasil tinha [que fazer], na nossa visão, para melhorar a forma de empreender: é desburocratização. O Brasil tinha que ter uma agenda focada nisso”, afirmou.

Segundo o empresário, nas condições atuais, “é complexo atuar no Brasil”. “Claramente, para nós, o Brasil tinha que ter um foco absoluto, como simplificar e como desburocratizar”, acrescentou.

Apesar disso, Batista afirmou que acredita que os resultados brasileiros devem melhorar, ano a ano.

“O Brasil cresce, tem 200 milhões de habitantes, com um mercado consumidor gigantesco, instituições super bem estabelecidas. Então, estamos otimistas e achamos que o ano que vem será melhor do que 2024, como 2024 está sendo melhor, na nossa visão, do que 2023.”

Em outro momento da discussão, o integrante do Conselho de Administração da JBS citou como exemplo de processos a serem desburocratizados a tributação de produtos que são deslocados nas regiões do país.

“Por exemplo, em São Paulo, que não é hoje um grande produtor de milho. Você traz grão do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso, você paga o ICMS lá na origem. Chega, credita, você exporta o frango, está lá acumulando. E aí gera a judicialização tributária. E aí é a guerra fiscal, um estado não reconhecendo o outro”, afirmou.

“Sem dúvida nenhuma nós estando caminhando. Logicamente tem muita coisa que pode ser simplificada, de coisa mais simples”, e não apenas reformas estruturais, avaliou.

Entenda por que o governo quer retomar o horário de verão

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

São Paulo não quer forçar volta de Calleri e planeja retorno só em 2026; Tolói treina, mas segue como baixa

Se recuperando de uma lesão no ligamento do joelho esquerdo, Jonathan Calleri não deve voltar…

Pressionado por vitória, Cuiabá tem desfalques para jogo decisivo contra o Remo

AssCom Dourado O Cuiabá volta a campo nesta sexta-feira, 24 de outubro, às 20h45 (horário…

Dividir igual não é dividir justo – 23/10/2025 – De Grão em Grão

Quando uma equipe de remo entra na água, não importa quem é mais forte ou…