02/02/2026

2 de fevereiro de 2026 16:05

  • Home
  • Geral
  • Promotor aciona prefeitura de Sorriso por ‘precariedade’ em salas de 3 escolas com atendimento especializado

Promotor aciona prefeitura de Sorriso por ‘precariedade’ em salas de 3 escolas com atendimento especializado

Promotoria de Justiça Cível de Sorriso ingressou com ação civil pública contra a prefeitura devido a diversas desconformidades constatadas nas visitas às salas de recursos multifuncionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas municipais Valter Leite Pereira, Ivete Lourdes Arenhardt e ao Cemeis Aquarela do Saber e apontou “precariedade na infraestrutura das salas”, “tempo insuficiente de atendimento para os alunos e a falta de profissionais especializados, como fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, quanto à regulação para os atendimentos de que os alunos matriculados necessitam. Além disso, estão em falta parte dos equipamentos essenciais, como computadores, impressoras e materiais didáticos adaptados, o que pode comprometer o desenvolvimento educacional das crianças atendidas”.

Consta na ação que, mesmo após recomendação do MP para a regularização do serviço, o município não adotou providências, “permaneceu silente quanto à proposta de pactuação de termo de ajustamento de conduta”. Entre os pedidos da promotoria, está a exigência de que, no prazo de 60 dias, sejam garantidas melhorias na infraestrutura, ampliação da carga horária do atendimento especializado e contratação de profissionais de apoio. Também foi solicitado que a prefeitura deixe de exigir laudos médicos como critério para a matrícula de alunos com deficiência e assegure transporte escolar acessível.

O promotor Márcio Florestan Berestinas destaca que a ação busca assegurar o direito constitucional à educação inclusiva e, se a prefeitura não providenciar os ajustes, a justiça poderá impor sanções ao município.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Pesquisadora de Cáceres participa de estudo brasileiro na Antártica

Pesquisadores brasileiros estão na Antártica investigando fenômenos que ajudam a compreender o funcionamento do clima…

Planta quebra-pedra vira remédio industrializado no Brasil; saiba quando chega ao SUS

O Brasil dá um passo histórico na união entre o conhecimento tradicional e a ciência…

Mato Grosso está entre os 10 estados com mais brasileiros deportados dos EUA

Mato Grosso aparece como o sétimo estado brasileiro com maior número de pessoas deportadas dos…