05/08/2025

5 de agosto de 2025 17:57

Ritual indígena mato-grossense é reconhecido como cultura nacional

A cerimônia do Kuarup, ritual indígena realizado no Parque Indígena do Xingu, na região Norte de Mato Grosso, foi reconhecida como uma manifestação da cultura nacional. A Lei 15.113, que garante esse reconhecimento, foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O Kuarup ocorre entre os meses de agosto e setembro. A cerimônia reúne diversas etnias indígenas do Alto Xingu, no estado de Mato Grosso. No ritual, são abordados temas como a morte e o luto, ao mesmo tempo em que se homenageia a memória de entes queridos. 

A nova lei é resultado de um projeto da Câmara dos Deputados. O texto recebeu relatório favorável do senador Wellington Fagundes (PL-MT) na Comissão de Educação e Cultura (CE), onde foi aprovado em dezembro passado.

“A cerimônia é marcada por uma alternância poética entre momentos de profundo luto e celebração da vida, refletindo a filosofia indígena de que a continuidade da existência e a convivência harmoniosa em comunidade são essenciais após a perda de um ente querido. O rito culmina com o simbólico lançamento dos troncos na água, que representa a despedida, a transformação e a transcendência”, explicou Wellington Fagundes no relatório.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Presidente do Sindicato Rural, Rafael Bilibio prestigia abertura da 51ª Exposul

O presidente do Sindicato Rural de Vera e Feliz Natal, Rafael Bilibio, marcou presença na…

Zezé Di Camargo toca sanfona para filha com Graciele: “Show particular”

O cantor Zezé Di Camargo, 62, mostrou em suas redes sociais nesta segunda-feira (4) um…

‘Me dá tua chuteira?’: promessa do Juventude conta ‘resenha’ com Neymar

O jovem atacante Marlon, do Juventude, viveu uma noite inesquecível no Morumbis na segunda-feira (4),…