25/07/2025

25 de julho de 2025 11:17

  • Home
  • Geral
  • Vereadora ganha na Justiça o direito de conferir gastos do município

Vereadora ganha na Justiça o direito de conferir gastos do município

Uma vereadora do município de Miranda ganhou, na Justiça, o direito de conferir os gastos da cidade sobre o abastecimento da frota de veículos oficiais. O caso teve início em março do ano passado.

Justiça de MS deu parecer favorável à vereadora para conferir os gastos (Foto: Maressa Mendonça)

Após solicitar formalmente ao prefeito da cidade as informações detalhadas sobre os abastecimentos de vans, ônibus, ambulâncias e máquinas pesadas, foi ignorada pela administração municipal.

Dessa forma, a vereadora acionou a Justiça, alegando violação ao direito constitucional de acesso à informação. Durante a defesa, o município alegou que não houve negativa formal, pontuando que o requerimento de informações deveria ter sido feito pela Câmara Municipal, e não diretamente pela agente política. 

  1. Ultima Ratio: com quantos mil se paga boleto em dinheiro vivo?

  2. Salários de alvos na Ultima Ratio custaram R$ 1 milhão aos cofres públicos

Ao analisar o processo, o juiz Wagner Mansur Saad rejeitou os argumentos trazidos pela administração municipal. No voto, ressaltou que o direito de acesso à informação está previsto na Constituição Federal e é regulamentado pela Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

“Evidencia-se, assim, a legitimidade da impetrante/apelada para apresentar requerimento junto ao Prefeito do Município de Miranda/MS acerca de informações relativas a sua gestão, e na hipótese de negativa, impetrar mandado de segurança para concretizar o direito constitucionalmente previsto. (…) Ademais, não havendo sigilo justificado por razões de segurança do Estado, resta caracterizada a violação do direito líquido e certo de acessar informações junto a repartições públicas”, concluiu o relator.

Dessa forma, o acórdão do Tribunal de Justiça negou o provimento interposto pelo município de Miranda e manteve a decisão, que deverá ser cumprida sob pena de multa diária de R$ 10 mil, além de possível enquadramento por crime de desobediência.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Exposição em Londres revela segredos dos looks da rainha Elizabeth II

Os looks emblemáticos da falecida rainha Elizabeth II serão celebrados em uma grande exposição no…

Gian & Giovani abrem a grade de shows da Expovera e lotam o primeiro dia de festa em Vera

A Expovera 2025 começou em grande estilo na noite desta quinta-feira (24), com show da…

Aeroporto de Sinop tem semestre com 217 mil embarques e desembarques; 10% de aumento

Aeroporto João Batista Figueiredo de Sinop fechou o primeiro semestre deste ano com um crescimento…