O Sebrae/MS lançou, na última segunda-feira (16), o “Movimento de Rua”, ação que vai atender e prestar consultoria gratuita a pequenos empresários de 31 ruas de bairros periféricos em Campo Grande e Dourados. A ideia é promover o comércio de bairro, dar visibilidade para quem tem um negócio que não está nos grandes centros e gerar mais lucro ao pequeno empreendedor.
“Esse ‘Movimento de Rua’, é um movimento que espera liderar uma transformação, um fortalecimento desses nossos pequenos negócios. São sonhos, são empreendedores que precisam de ajuda”, explicou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
De graça, a tropa do Sebrae – formada por quase 200 consultores – deu o pontapé inicial na ação, na manhã de segunda-feira, ao percorrer comércios de dois importantes pontos da capital de Mato Grosso do Sul: a avenida Cafezais, no bairro Paulo Coelho Machado; e a rua Fátima do Sul – no prolongamento da avenida Souto Maior – na Vila São Jorge da Lagoa.
Porém, o trabalho nessa primeira fase da ação também percorrerá outras 18 ruas de Campo Grande, totalizando 20 logradouros.
Veja por onde o Movimento de Rua vai passar:

Em Dourados, 11 ruas da segunda maior cidade de MS também receberão a ação, a partir de quarta-feira (18). São elas:

Como vai funcionar?
O Movimento de Rua parte da ideia de que a via é mais do que um endereço: é um espaço de encontros, trocas e vivências cotidianas. Por isso, ao longo do projeto, os empreendedores receberão capacitações, consultorias especializadas, ações de acesso a mercado e vendas, apoio em campanhas promocionais, eventos de visibilidade e estratégias adaptadas à realidade de cada território.
Após um estudo prévio sobre as vias e a realização de um diagnóstico feito pelo Sebrae entre os meses de março e abril deste ano, a partir de agora, técnicos do Sebrae vão estar à disposição dos quase 6 mil pequenos empresários que atuam nas ruas citadas acima, para fazer um levantamento das necessidades e montar um plano de ação individual e efetivo, que envolve atividades futuras, como a promoção de campanhas de vendas, entre outras.
Cada comerciante será atendido de forma individual, para avaliar demandas do seu negócio e planejar estratégias internas de melhorias.

“A gente quer que esses empresários melhorem o seu atendimento, melhore o produto, melhore a vitrine, a disposição da loja, a qualidade dos produtos, o cardápio, tudo isso será pensado, nós estaremos ajudando esses empresários a fazer e, lá no final, a gente quer que eles tenham esse empoderamento, que as pequenas empresas tenham um diferencial para atrair o cliente e que vendam mais e possa melhorar o seu negócio no dia a dia”, ressaltou Claudio.
Dicas de como ampliar os negócios usando a internet, de como melhorar a comunicação com o cliente via aplicativos e redes sociais, como o Instagram e o WhatApp, fazem parte do plano de ação.
“Quem nunca pediu algo pela internet para o seu cliente, ou pelo WhatsApp para o seu fornecedor? Que seja marcar o salão, pedir um lanche, uma pizza, pedir qualquer coisa. Então, tudo isso são as facilidades que as grandes empresas até tinham no passado, mas o pequeno negócio não tinha e hoje ele tem”, complementou Claudio.