25/07/2025

25 de julho de 2025 11:21

  • Home
  • Geral
  • Governo de Milei denuncia espionagem russa na Argentina

Governo de Milei denuncia espionagem russa na Argentina

 

A Secretaria de Inteligência da Argentina (Side) revelou que há um grupo de cidadãos russos espionando o país. O porta-voz do governo de Javier Milei, Manuel Adorni, confirmou publicamente nessa quarta-feira (18/6), em comunicado, que os infiltrados estariam fazendo “tarefas suspeitas” em prol de interesses geopolíticos da Rússia, espalhando notícias falsas sobre o governo de Javier Milei.

Segundo a imprensa argentina, o governo identificou uma organização denominada “La Compañía”, supostamente vinculada ao governo russo e ao projeto Lakhta, que tem a finalidade de desenvolver campanhas de desinformação e influência direcionadas contra a Argentina.

Entre as atividades vinculadas ao grupo, estão a criação e disseminação de conteúdo em mídias sociais espalhando desinformações sobre o governo, assim, influenciando organizações civis locais, fundações e ONGs, e formando outros grupos com os mesmos cidadãos argentinos para fazerem parte da ação.

“A Argentina não será um pouco influenciada por ninguém de outra nação. A segurança dos argentinos não é um tema secundário”, enfatizou Ardini.

Além disso, o grupo supostamente buscava coletar informações políticas que pudessem ser usadas a favor de interesses russos . Essas ações, segundo as autoridades, representam uma ameaça direta à segurança e à soberania do país.

O porta-voz ainda detalhou e identificou alguns espiões russos. Lev Konstantinovich Andriashvili, morando na Argentina, encabeçou a organização junto com sua esposa Irina Yakovenko, também russa. Ambos se encarreguem de “receber o financiamento e promover vínculos com os colaboradores locais”. 

De acordo com o Departamento do Tesouro norte-americano, o projeto Lakhta inclui campanhas de desinformação russa dirigidas aos públicos dos Estados Unidos, Europa, Ucrânia e a própria Rússia.

Resposta da Rússia

A Embaixada da Rússia na Argentina comunicou que tomou conhecimento do suposto esquema de espionagem russa, ministrado por Lev Andriashvili e Irina Yakovenko. A instituição afirmou que as pessoas mencionadas não estão registradas na seção consular da embaixada.

“Enviamos uma nota verbal ao Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina solicitando esclarecimentos sobre seu status legal (dos supostos espiões). Lamentavelmente, esta não é a primeira oportunidade de uma mania de espionagem relacionada com as intenções dos adversários do nosso país de prejudicar as relações russo-argentinas”, informou a embaixada, em nota.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Exposição em Londres revela segredos dos looks da rainha Elizabeth II

Os looks emblemáticos da falecida rainha Elizabeth II serão celebrados em uma grande exposição no…

Gian & Giovani abrem a grade de shows da Expovera e lotam o primeiro dia de festa em Vera

A Expovera 2025 começou em grande estilo na noite desta quinta-feira (24), com show da…

Aeroporto de Sinop tem semestre com 217 mil embarques e desembarques; 10% de aumento

Aeroporto João Batista Figueiredo de Sinop fechou o primeiro semestre deste ano com um crescimento…