18/07/2025

18 de julho de 2025 04:09

  • Home
  • Últimas Notícias
  • Lucas do Rio Verde se destaca na suinocultura e impulsiona Mato Grosso ao 6º lugar nacional; estado projeta expansão no mercado internacional

Lucas do Rio Verde se destaca na suinocultura e impulsiona Mato Grosso ao 6º lugar nacional; estado projeta expansão no mercado internacional

Mato Grosso ocupa atualmente a sexta posição no ranking nacional de produção de suínos. De acordo com dados divulgados pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), o estado produziu 125,51 mil toneladas de carne suína no primeiro semestre de 2024, em mais de 30 mil propriedades rurais, entre comerciais e não comerciais. O avanço é atribuído ao aprimoramento dos processos produtivos e ao fortalecimento das medidas sanitárias nas granjas.

Em três décadas, o número de matrizes no estado saltou de 5 mil para 135 mil. Segundo o diretor-executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, a união dos produtores e a busca constante por tecnologia e inovação foram fundamentais para esse crescimento. “A associação sempre buscou alternativas para fortalecer a suinocultura no estado, promovendo eventos, parcerias e convênios que mostrassem o avanço do setor”, afirmou.

Um dos principais polos da suinocultura mato-grossense é o município de Lucas do Rio Verde que concentra 24,10% das granjas comerciais do estado. Cerca de 30% dessas propriedades têm plantel superior a 9 mil cabeças e 43,1% delas possuem ao menos mil matrizes, o que exige estrutura tecnificada para garantir o bem-estar e a produtividade dos animais.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Exportações e novos mercados

No campo internacional, Mato Grosso exportou 12,8 mil toneladas de carne suína até o momento, segundo o Observatório do Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Apesar de não competir diretamente com a carne bovina em mercados como o Halal, voltado para países de maioria muçulmana, a Acrismat vê com otimismo a diversificação dos destinos internacionais.

“O mercado Halal não nos afeta tanto. Exportamos carne suína para quase 100 países, incluindo África do Sul, América do Sul e Europa. Isso garante uma ampla rede de comercialização”, destacou Custódio.

Há ainda expectativa de expansão para o mercado asiático. A China, por exemplo, demonstrou interesse em ampliar a importação da carne suína brasileira, especialmente após casos de peste suína africana em países europeus. A perspectiva é que as negociações conduzidas pelo Governo Federal e os avanços nas normas sanitárias fortaleçam a presença de Mato Grosso no cenário global.

Com potencial crescente, infraestrutura avançada e produção tecnificada, o estado se consolida como uma das potências da suinocultura nacional, com Lucas do Rio Verde figurando como um dos principais protagonistas dessa trajetória.

NORTÃO MT COM RD NEWS

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mutirão com exame de DNA gratuito será realizado em 4 cidades de MS

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul promove no dia 16 de agosto, das…

Cobiçado por Trump, setor mineral se reúne com governo para debater tarifa

O comitê interministerial criado para definir a resposta brasileira à tarifa de 50% imposta pelos…

Secretário apresenta dados e alfineta ex-governador: “Fala muito”

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, rebateu críticas do ex-governador Pedro Taques…