O Bahia entra em campo nesta terça-feira (23) para encarar o América de Cali, na Colômbia, em confronto decisivo pelos playoffs da CONMEBOL Sul-Americana e que pode ser visto no Disney+ a partir das 21h30 (de Brasília). O empate sem gols no jogo de ida, na Arena Fonte Nova, aumentou a pressão por um bom resultado fora de casa – e também reforçou o foco sobre duas peças que já foram tratadas como intocáveis no elenco, mas hoje vivem momento de cobrança: Cauly e Lucho Rodríguez.
O meia quase se transferiu para o Palmeiras por cerca de R$ 33 milhões no fim de 2023, em proposta de 6 milhões de euros recusada pelo Bahia. Já em 2025, o Botafogo também demonstrou interesse e apresentou uma oferta novamente rejeitada, cujo valor não foi revelado.
No passado, Cauly era peça-chave no esquema de Rogério Ceni. Em sua primeira temporada, fez dez gols e deu nove assistências em 2023. No ano seguinte, foram nove gols e nove assistências. Em 2025, ele soma 38 jogos, com quatro gols e cinco assistências, mas não marca desde 3 de maio. Desde então, participou de 11 partidas e deu só um passe que acabou em gol.
Já Lucho Rodríguez, contratado como reforço milionário, também vive fase ruim. Seu último gol foi marcado em 26 de março. Desde então, são 22 partidas em branco do uruguaio. O desempenho apagado tem frustrado parte da torcida, principalmente após rumores de que o Ajax estaria disposto a pagar até R$ 70 milhões pelo atacante – uma proposta que, segundo apuração de bastidores, o Bahia não aceitou. Vale lembrar que, antes da chegada ao Tricolor, Lucho também foi alvo de interesse do Palmeiras.
Apesar do momento instável da dupla, o técnico Rogério Ceni preferiu adotar um tom de compreensão ao comentar o tema na semana passada, após o jogo contra os colombianos.
“Desconheço qualquer proposta tanto de Botafogo quanto de Ajax. São jogadores que têm contratos longos, podem passar por momento difícil. Tem que dar confiança. Nota-se que falta um pouco de confiança para o Cauly, mas é interessante, sempre nos ajuda, é um ativo do clube. Não dá para se trocar jogador quando faz um jogo ruim, seis meses ruins”, defendeu o treinador.
“Lucho estamos tentando dar confiança, talvez precise a bola entrar para que desperte a mesma confiança do ano passado. Entendo a frustração do torcedor, apesar de dois triunfos difíceis. Se o gol saísse hoje no fim seria outra atmosfera. Agora temos dois jogos difíceis fora de casa e teremos que reverter”.
Com dois dos seus principais nomes em baixa, o Bahia tenta reencontrar o bom futebol em um momento decisivo da temporada. A partida de volta contra o América de Cali pode ser um divisor de águas – tanto para o clube quanto para a dupla que já foi cobiçada por gigantes e hoje tenta recuperar a confiança.
CLIQUE E ASSISTA A AMÉRICA DE CALO X BAHIA PELOS PLAYOFFS DA SUL-AMERICANA!
Tênis, rodada quadrupla de Série B, WNBA e MAIS!
O duelo entre América de Cali e Bahia não é única atração da terça-feira no Disney+!
A partir das 7h, tem a 16ª etapa do Tour de France.
Ao meio dia, começa a cobertura do ATP e WTA 500 de Washington, nos Estados Unidos.
Durante a noite, a partir das 19, tem nada menos do que quatro jogos de Série B do Brasileirão. O primeiro dos confrontos é entre Operário e Atlético-GO. Uma hora depois, a bola rola para Athletico-PR e Ferroviária. Às 21h30, têm Athletic x Coritiba e Vila Nova x CRB.
E para os fãs de basquete, às 21h tem WNBA, com o confronto entre New York Liberty e Indiana Fever.