25/07/2025

25 de julho de 2025 11:35

  • Home
  • Geral
  • EUA criticam Europa por censura a críticas contra autoridades e governantes nas redes sociais

EUA criticam Europa por censura a críticas contra autoridades e governantes nas redes sociais

O Departamento de Estado dos Estados Unidos fez críticas públicas nesta terça-feira (23) à União Europeia, acusando o bloco de censurar cidadãos que fazem postagens críticas a seus governantes. Em publicação oficial, o órgão comandado por Marco Rubio afirmou que “milhares estão sendo condenados pelo crime de criticar seus próprios governos” e que “essa mensagem orwelliana não enganará os Estados Unidos. Censura não é liberdade”.

A resposta americana foi dirigida à Missão da França nas Nações Unidas, que havia defendido o modelo europeu ao afirmar que “todos são livres para se manifestar na Europa, mas não para compartilhar conteúdos ilegais”. O Departamento de Estado rebateu dizendo que “tudo o que a DSA protege são os líderes europeus do seu próprio povo”.

A sigla DSA se refere à Lei de Serviços Digitais (Digital Services Act), legislação europeia que estabelece regras para moderação de conteúdo em redes sociais, plataformas digitais e marketplaces. O texto foi criticado por Washington por ampliar o poder de governos sobre o que pode ou não ser publicado nas plataformas.

As tensões entre Estados Unidos e União Europeia sobre regulação digital têm se intensificado desde o retorno de Donald Trump à presidência. Recentemente, a Comissão Europeia retirou de sua agenda a proposta de taxar empresas de tecnologia americanas nos próximos sete anos, movimento visto como uma vitória para a Casa Branca.

Em fevereiro deste ano, o vice-presidente norte-americano, JD Vance, já havia demonstrado preocupação com os rumos da liberdade de expressão na Europa. Durante a Conferência de Segurança de Munique, Vance criticou o cerco da UE contra plataformas digitais e lembrou ações policiais contra cidadãos suspeitos de publicações classificadas como “misóginas” ou “antifeministas”. “Olho para Bruxelas e vejo alertas de que pretendem encerrar redes sociais durante agitação civil. Isso é profundamente preocupante”, disse.



Source link

VEJA MAIS

Exposição em Londres revela segredos dos looks da rainha Elizabeth II

Os looks emblemáticos da falecida rainha Elizabeth II serão celebrados em uma grande exposição no…

Gian & Giovani abrem a grade de shows da Expovera e lotam o primeiro dia de festa em Vera

A Expovera 2025 começou em grande estilo na noite desta quinta-feira (24), com show da…

Aeroporto de Sinop tem semestre com 217 mil embarques e desembarques; 10% de aumento

Aeroporto João Batista Figueiredo de Sinop fechou o primeiro semestre deste ano com um crescimento…