02/02/2026

2 de fevereiro de 2026 13:06

  • Home
  • Política
  • necessidade de aprovação faz aceitar o que a máquina pensa

necessidade de aprovação faz aceitar o que a máquina pensa

Essa semana a trend dos sem serviço da vez é perguntar para o camarada eletrônico qual a sua própria bênção. Já acho a pergunta meio alienada porque estão destruindo as florestas, cultuando tornozeleira eletrônica como se fosse auréola, se dizendo patriotas enquanto empunham a bandeira de outro país. Abençoado por quem, meu amigo?

Bem, o GPT responde. Te lembra o que você tem e não está vendo, como um papelzinho dentro do biscoitinho da sorte chinês que a gente faz malabarismos para encaixar na própria vida. Como se fosse aquele app de horóscopo que diz o que dá na máquina e você acata —nossa, realmente o Co-Star me conhece, eu preciso descansar. Quem não precisa, turminha?

Pois perguntei para a o danado a minha bênção —não dá para falar mal do que não conheço— e ele caprichou: disse que eu escrevo para as massas e traduzo o cotidiano para fazer refletir. Se ofereceu para fazer um poema sobre isso por mim. Parecia uma oração de livro de religião dos anos 1950. Eu tinha acabado de ter um arranca-rabo com a mesma inteligência artificial, que tinha inventado um trecho errado dentro de uma tradução que eu havia pedido.

Aproveitei para seguir também a trend criada pela relações públicas Maiara Bastianello: e meu defeito, qual é? “Controlar demais o que está feito”, disse o manipulador do GPT querendo se safar do próprio erro e jogar na minha conta. Desculpa aí por trabalhar direito. Se dissesse que meu defeito é a gula de querer comer seis temakis de madrugada pelo preço de três, eu aceitaria melhor.

Curioso que as pessoas aceitem o que a máquina diz, felizes da vida. Isso diz sobre a necessidade de aprovação —venha de quem vier, o importante é alguém dizer que temos coisas boas que somos incapazes de enxergar porque estamos ocupados vendo a verde grama alheia.

Engraçado, quando eu me perco de mim (e isso acontece com frequência), ligo para os meus amigos de verdade e pergunto quem sou mesmo. “Aquela que convence 12 pessoas a comerem temaki as 3h”, alguém vai responder. A sutileza do mundo real é minha bênção. Fico com ela, por enquanto. Se tiver temaki de madrugada, melhor.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Planta quebra-pedra vira remédio industrializado no Brasil; saiba quando chega ao SUS

O Brasil dá um passo histórico na união entre o conhecimento tradicional e a ciência…

Mato Grosso está entre os 10 estados com mais brasileiros deportados dos EUA

Mato Grosso aparece como o sétimo estado brasileiro com maior número de pessoas deportadas dos…

Clima volta a esquentar entre Ana Paula Renault e Jonas Sulzbach

A casa do BBB 26 está pegando fogo! Nesta semana, um clima tenso tomou conta…