O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, realizou uma live em seu Instagram nesse final de semana, mostrando o andamento das obras do BRT na Avenida do CPA, em Cuiabá. O gestor afirma que as equipes vêm trabalhando durante os três turnos do dia para a conclusão do processo e também relata ter a expectativa de que até fevereiro de 2026 tudo seja entregue.
“O último levantamento aqui que nós fizemos no Tribunal de Contas, nós já estamos aí com quase 70% das obras prontas […] A ideia, a gente torce para que essa obra acabe até janeiro, fevereiro do ano que vem. Nesse ritmo [que] o pessoal está trabalhando, de trabalhar a noite”, reforçou. A obra do BRT substitui a do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), aprovada em 2013 e paralisada em 2014, com menos de 20% dos trilhos implantados.
No vídeo, é possível ver trabalhadores realizando a pintura de faixas de pedestres na avenida na parte da noite de sexta-feira (25). Em sua fala, o presidente do TCE explica que a interdição da pista para as obras está acontecendo em forma de revezamento, em três turnos. Sérgio Ricardo cita ainda o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira Silva e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.
“A gente se propôs a acompanhar todo o trabalho aqui do consórcio e das empresas que trabalham aqui”, afirmou o presidente do TCE.
Em junho, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), publicou a ordem de serviço para o início dos trabalhos do Consórcio Integra BRT, responsável pela conclusão do primeiro lote das obras de implantação do Sistema BRT em Cuiabá e Várzea Grande.
O prazo de execução do contrato é de 180 dias, contados a partir do dia 25 de junho e o acordo prevê um investimento de R$155,1 milhões.
