26/08/2025

26 de agosto de 2025 13:35

  • Home
  • Polícia
  • Sorriso e Sinop registram aumento nos casos de feminicídio; Mato Grosso já soma 36 mortes em 2025

Sorriso e Sinop registram aumento nos casos de feminicídio; Mato Grosso já soma 36 mortes em 2025

Mato Grosso vive um cenário alarmante de violência contra a mulher em 2025. De janeiro a agosto, o estado já contabiliza 36 feminicídios, um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, quando haviam sido registrados 26 casos. Os dados são do Observatório Caliandra, do Ministério Público Estadual (MPE).

Entre os municípios com maior número de registros estão Sinop e Sorriso, cada um com três feminicídios confirmados neste ano, ao lado de Cuiabá e Várzea Grande. As cidades do Norte mato-grossense têm se destacado negativamente no ranking estadual, revelando a gravidade da violência de gênero também no interior.

Recentemente, dois crimes chocaram a região:

  • Em Sorriso, Jacyra Grampola Gonçalves da Silva, de 24 anos, foi morta a tiros pelo ex-namorado enquanto estava em um pesqueiro no Bairro Verdes Campos.
  • Em Sinop, Ana Paula Abreu Carneiro, de 33 anos, foi encontrada sem vida com cerca de 15 a 20 perfurações pelo corpo, crime cometido pelo namorado.

O levantamento aponta que 72,22% dos feminicídios ocorreram dentro da casa da vítima ou do casal, reforçando a vulnerabilidade das mulheres em seu próprio ambiente doméstico. A maioria dos crimes foi praticada com arma branca (cortante ou perfurante), seguida por arma de fogo.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT 

Outro dado preocupante é que cinco das vítimas tinham medidas protetivas em vigor no momento do crime e sete já haviam registrado boletim de ocorrência contra o agressor. Em todo o estado, os feminicídios já deixaram 56 órfãos somente em 2025.

O perfil social das vítimas também chama atenção: 72% eram pardas ou pretas, quase metade tinha apenas o ensino fundamental, e a maioria tinha entre 18 e 54 anos. Entre os agressores, mais de 40% eram companheiros atuais, seguidos por ex-companheiros, namorados e até familiares.

Somente neste ano, a Justiça já deferiu 11.448 medidas protetivas de urgência em Mato Grosso. Mesmo assim, os números demonstram que as ações ainda não têm sido suficientes para conter a escalada da violência.

Em 2024, o estado já havia encerrado o ano com 47 feminicídios confirmados, o maior número do país. Agora, em 2025, a realidade se mostra ainda mais preocupante, com destaque para os casos de Sorriso e Sinop, que refletem a face cruel da violência de gênero no interior mato-grossense.

NORTÃO MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Tiago Leifert perde a voz e é substituído às pressas no SBT

Tiago Leifert está fora da transmissão da Champions League marcada para a tarde desta terça-feira,…

Globo fecha campeonato mais importante do mundo e cria uma nova era na TV

A Globo acaba de firmar uma parceria histórica com a National Football League (NFL), trazendo…

Rival da Globo, SBT se arma para vencer concorrente na audiência

Escrito por Paulo Carvalho Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado…