25/09/2025

25 de setembro de 2025 16:41

  • Home
  • Esportes
  • Eduardo diz que novas sanções reforçam compromisso de Trump com “liberdade”

Eduardo diz que novas sanções reforçam compromisso de Trump com “liberdade”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse nesta segunda-feira (22) que as novas sanções aplicadas pelos Estados Unidos reforçam o compromisso do presidente americano Donald Trump com a “liberdade”.

Foram impactados a esposa do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), Viviane Barci, e seus filhos, além do advogado-geral da União, Jorge Messias, e outras cinco pessoas.

“Recebemos com gratidão a notícia das medidas adotadas hoje pelos Estados Unidos. Elas reforçam o compromisso do presidente Donald Trump, do secretário Marco Rubio e do secretário Scott Bessent com a liberdade, e avançam a estratégia de ampliar os efeitos das sanções Magnitsky sobre a rede de apoio de Alexandre de Moraes”, escreveu Eduardo na rede social X (antigo Twitter).

As medidas são mais uma resposta da Casa Branca em retaliação à recente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia manifestado descontentamento com a decisão judicial e sinalizou um possível agravamento nas relações entre Washington e Brasília.

Ainda no comunicado, Eduardo voltou a defender o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, afirmando que as ações aplicados pelos EUA são um “recado claro”.

“O único caminho sustentável para o Brasil é uma anistia ampla, geral e irrestrita, que ponha fim ao impasse político e permita a restauração da normalidade democrática e institucional.”

Vale lembrar que, na última quarta-feira (17), o plenário da Câmara aprovou a urgência do projeto de lei que anistia os condenados. Ao todo, foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções.

Outras sanções

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Benedito Gonçalves também teve seu visto cancelado. O magistrado foi ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, à época, foi o relator das ações que deixaram Bolsonaro inelegível.

Outros nomes ligados a Moraes também foram impactos:

  • Airton Vieira, juiz auxiliar de Alexandre de Moraes no STF;
  • Marco Antonio Martin Vargas, ex-assessor eleitoral;
  • Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, juiz auxiliar de Moraes;
  • Cristina Yukiko Kusahara, chefe de gabinete de Alexandre de Moraes.

Em 18 de julho, Marco Rubio anunciou a revogação de vistos do ministro Alexandre de Moraes e de seus pares na Suprema Corte, com exceção de André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux.

Além disso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também foi afetado com a medida.

Poucos dias depois, em 30 de julho, o governo americano aplicou a Lei Magnitsky contra Moraes, justificando que o ministro “assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”, segundo comunicado publicado pelo Secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Criada em 2012, durante o governo de Barack Obama, a medida prevê o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, em uma espécie de “asfixia financeira”.

Em comunicado, Rubio afirmou que o ministro “cometeu graves violações dos direitos humanos”.

Em resposta às ações do governo americano, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que a medida é “uma afronta ao Poder Judiciário brasileiro e à soberania nacional”.

Por outro lado, deputados da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram a decisão.

*Sob supervisão de Douglas Porto

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Luis Zubeldia, ex-São Paulo, é anunciado como novo técnico do Fluminense

O Fluminense anunciou nesta quinta-feira (25) a contratação de Luis Zubeldia, ex-São Paulo, como novo…

Access Denied

Access Denied You don’t have permission to access “http://noticias.uol.com.br/ao-vivo/2025/09/25/barroso-comanda-sua-ultima-sessao-como-presidente-do-stf-acompanhe-ao-vivo.htm” on this server. Reference #18.906c1002.1758825575.2032bb80 https://errors.edgesuite.net/18.906c1002.1758825575.2032bb80…

João Fonseca encara Alcaraz em duelo de exibição em Miami

O brasileiro João Fonseca terá a chance de enfrentar Carlos Alcaraz, líder do ranking da…