23/10/2025

23 de outubro de 2025 20:49

Operação da PF mira pilotos e empresários por tráfico de drogas por aviões

A PF (Polícia Federal) mira, nesta quinta-feira (23), um esquema milionário de tráfico de drogas transportadas por aviões.

Estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária em quatro estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

As ações ocorrem nas cidades de Araçatuba, Birigui, Vera Cruz, Catanduva e Garça (SP); Curitiba, Londrina e Toledo (PR); Aral Moreira e Campo Grande (MS); e Colíder (MT).

As investigações tiveram início há cerca de um ano, após a identificação de um piloto da região de Araçatuba que seria um dos responsáveis pelo transporte de drogas em aeronaves a serviço de uma organização criminosa interestadual. As aeronaves utilizadas no tráfico eram preparadas em oficinas e hangares na cidade de Birigui (SP), de onde partiam carregadas com cocaína para diferentes estados do país.

O grupo atuava com estrutura complexa e hierarquizada, dividida em núcleos de logística aérea e terrestre, gerenciamento financeiro e assessoria voltada à ocultação de bens e valores. Em apenas uma das ações criminosas, no final de 2024, os investigados transportaram quase uma tonelada de cocaína em aeronaves agrícolas no interior do Paraná.

A PF diz que as apurações também identificaram movimentações financeiras superiores a R$ 160 milhões em contas bancárias de pessoas físicas, empresas vinculadas e terceiros, utilizadas para dissimular a origem e o destino dos recursos ilícitos. Os investigados ostentavam elevado padrão de vida, com aquisição de imóveis de luxo, propriedades rurais, veículos, embarcações e aeronaves.

A ação contou com apoio e atuação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado de São Paulo, Núcleo Araçatuba, e com medidas cautelares decretadas pela Justiça Estadual de Birigui/SP.

Todo o material apreendido – documentos, equipamentos eletrônicos e veículos – será encaminhado à Polícia Federal de Araçatuba/SP para análise.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dividir igual não é dividir justo – 23/10/2025 – De Grão em Grão

Quando uma equipe de remo entra na água, não importa quem é mais forte ou…

Lula provoca EUA e defende sistema alternativo ao dólar às portas de reunião com Donald Trump

Às vésperas da reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prevista para ocorrer…

Gato Preto diz que Vini Jr. teria mandado nudes para Bia Miranda; entenda

O influenciador Samuel Sant’anna, mais conhecido como Gato Preto, revelou que o jogador Vini Jr.,…