23/10/2025

23 de outubro de 2025 22:37

  • Home
  • Economia
  • ‘Madeira Sustentável’ chega a Salvador para desmistificar produção e uso de madeira no país

‘Madeira Sustentável’ chega a Salvador para desmistificar produção e uso de madeira no país

A capital baiana, Salvador, receberá nos dias 18 e 19 de novembro a 5ª edição do “Madeira Sustentável: O Futuro do Mercado”, um dos eventos mais importantes do setor de base florestal no Brasil.

A iniciativa é promovida pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, Sebrae Mato Grosso e tem inscrições gratuitas.

No primeiro dia, a programação contará com a Rodada de Negócios, um espaço estratégico para que empresários baianos possam negociar diretamente com os principais fornecedores de madeira do país, fortalecendo as relações comerciais e ampliando as oportunidades para o setor local.

Já no dia seguinte, o evento realizará painéis e debates com especialistas, lideranças do setor e representantes da construção civil e da arquitetura, abordando temas como sustentabilidade, inovação e a importância da madeira como material essencial para um futuro de baixo carbono.

A madeira como aliada da sustentabilidade

Para o presidente do Sindicato da Indústria Madeireira do Estado da Bahia, Jaime Lorenzo, o encontro será uma oportunidade de esclarecer conceitos e valorizar o papel da madeira na economia verde.

“Infelizmente, ao longo do tempo, o consumo de madeira foi associado, de forma equivocada, à destruição de áreas florestais. O Madeira Sustentável será um espaço fundamental para pacificar esse debate e mostrar que a madeira é, entre todos os materiais de construção, o único efetivamente sustentável, renovável e capaz de manter a floresta em pé quando valorizado de forma correta”, destaca Lorenzo.

Segundo ele, a Bahia é um mercado dinâmico, que consome madeira em todas as camadas sociais e em diversos segmentos da construção.

“A madeira está presente desde projetos de alto padrão, como condomínios, resorts e residências de luxo até construções populares e habitações sociais. Isso exige uma grande diversidade de espécies e produtos para atender às diferentes demandas. Com a expectativa de crescimento da renda nos próximos anos, a procura por madeira deve aumentar ainda mais”, explica.

Lorenzo também ressalta que toda a madeira nativa utilizada no estado tem origem sustentável, proveniente principalmente da região Norte e do Centro-Oeste do Brasil, onde os polos de produção vêm se modernizando e fornecendo não apenas madeira serrada, mas também itens industrializados, ampliando as opções para o mercado baiano.

“O evento será um importante ponto de encontro entre o setor produtivo e as indústrias locais, fomentando negociações, ampliando o uso da madeira e reforçando suas qualidades, como conforto, requinte, segurança e durabilidade nos projetos arquitetônicos e de engenharia”, completa.

Agenda sustentável

O presidente do FNBF, Frank Almeida, reforça que o objetivo do evento é construir uma narrativa baseada em fatos e boas práticas, mostrando que a cadeia da madeira é parte da solução para a conservação ambiental.

“A sociedade precisa compreender que, quando a madeira é manejada de forma sustentável, a floresta ganha valor econômico e se mantém viva. Nosso desafio é compartilhar informações claras, combater preconceitos e mostrar que a madeira nativa brasileira pode ser protagonista em um modelo de desenvolvimento que une conservação e geração de renda”, afirma Almeida.

Ednei Blasius, presidente do Cipem | Foto: Divulgação

Para o presidente do Cipem, Ednei Blasius, o encontro em Salvador amplia o diálogo entre os principais produtores do país e os mercados consumidores.

“O Brasil possui uma legislação ambiental rigorosa, que permite o uso controlado de apenas 20% da área das propriedades na Amazônia, preservando os outros 80%. O manejo sustentável é a maior prova de que é possível produzir mantendo a floresta em pé. O Madeira Sustentável é uma vitrine para esse modelo e uma oportunidade de aproximar os produtores dos profissionais da construção civil, fortalecendo a confiança no uso da madeira”, destaca Blasius.


Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bombeiro reage a agressão e atira em homem durante discussão familiar em Nova Mutum

https://www.sonoticias.com.br/comments/feed/ https://www.estadaomatogrosso.com.br/rss.php https://www.sonoticias.com.br/feed/

São Paulo não quer forçar volta de Calleri e planeja retorno só em 2026; Tolói treina, mas segue como baixa

Se recuperando de uma lesão no ligamento do joelho esquerdo, Jonathan Calleri não deve voltar…

Pressionado por vitória, Cuiabá tem desfalques para jogo decisivo contra o Remo

AssCom Dourado O Cuiabá volta a campo nesta sexta-feira, 24 de outubro, às 20h45 (horário…