14/01/2026

14 de janeiro de 2026 20:49

  • Home
  • Política
  • VÍDEO: Abilio é pego de surpresa com articulação do PL e diz que não foi informado sobre apoio a Pivetta

VÍDEO: Abilio é pego de surpresa com articulação do PL e diz que não foi informado sobre apoio a Pivetta

O prefeito Abilio Brunini (PL) declarou que, em sua última conversa com o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, não foi informado sobre uma possível composição do partido com outras legendas para as eleições de 2026. Segundo Abilio, o posicionamento de Valdemar foi claro quanto à intenção de o PL lançar uma candidatura própria ao governo de Mato Grosso, mas, se houve alguma mudança nesse cenário, ele ainda não foi comunicado. 

“A última conversa que eu tive com ele foi um posicionamento de que ele desejava que o PL tivesse candidatura própria […] essa foi a manifestação que eu tive. Agora, se caso ele optou por fazer uma composição, aí ele não me comunicou ainda”, afirmou o prefeito nesta quarta-feira, 22 de outubro.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Abilio explicou que, durante o diálogo com Valdemar, foi mencionada a possibilidade de nomes como o do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ou do senador Wellington Fagundes (PL) disputarem o governo pelo partido, caso houvesse interesse de filiação ou composição.

“Se o Pivetta fosse o candidato, poderia vir ao partido para ser candidato junto ao PL, ou o Wellington ser candidato junto ao partido. Se mudou o critério e o PL vai ser vice na chapa do Pivetta, ou se o Pivetta vai vir para cá, ainda não estou ciente disso”, declarou.

O prefeito também foi questionado sobre a possibilidade de a primeira-dama de Cuiabá, a vereadora Samantha Brunini (PL), ser indicada como vice em uma eventual chapa do PL. Ele descartou a hipótese neste momento e reforçou que Samantha é pré-candidata a deputada estadual, posição que ela vem construindo dentro da legenda.

“A probabilidade ainda da Samantha ser vice de alguém é baixa. Porque, se o candidato vier para o PL, não dá para ela ser vice na mesma chapa. E ela é vereadora, não pode sair do partido. Se o Wellington é candidato, também não dá para ela ser vice porque não vai ser vice do próprio candidato. Hoje, a Samantha é pré-candidata a deputada estadual, e essa é a construção que ela está fazendo”, concluiu o prefeito.

Versões diferentes dentro do PL
Apesar da declaração do prefeito, o presidente estadual do PL, Ananias Filho, afirmou nesta terça-feira, 21 de outubro, que o ex-presidente Jair Bolsonaro irá apoiar Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo do Estado e Mauro Mendes (União Brasil) ao Senado. O dirigente garantiu que o anúncio oficial será feito por Valdemar Costa Neto, o mesmo líder citado por Abilio, “em breve”.

A posição de Ananias reforça uma mudança de rumo dentro do PL mato-grossense e contrasta com o relato de Abilio, que disse não ter sido comunicado sobre nenhuma composição.

Em setembro, o próprio prefeito já havia afirmado que Bolsonaro apoiaria Mauro Mendes e o deputado José Medeiros (PL) ao Senado, enquanto o partido trabalharia uma candidatura própria ao governo. Agora, com a sinalização de apoio a Pivetta, o cenário interno do PL se mostra dividido, com Wellington Fagundes, que chegou a se colocar como pré-candidato ao governo, perdendo espaço nas articulações da direita em Mato Grosso.

Veja vídeo:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vídeo mostra momento em que fossa explode e deixa jovem ferido em Sorriso

Imagens de um circuito de segurança registraram o exato momento em que uma fossa séptica…

O que Ana Paula Renault disse e como surgiu a fanfic da boneca

O que Ana Paula Renault disse no BBB 26? A frase virou assunto dentro e…