05/11/2025

5 de novembro de 2025 10:02

  • Home
  • Geral
  • Como a Black Friday potencializa o crescimento nos negócios?

Como a Black Friday potencializa o crescimento nos negócios?

A Black Friday é considerada uma das datas mais importantes para o varejo, sendo uma oportunidade estratégica para atrair novos consumidores, fortalecer a fidelização de clientes e impulsionar o faturamento. No último ano a data registrou um recorde de vendas online no Brasil, alcançando R$ 4,27 bilhões, de acordo com a Neotrust Confi.

Segundo Vinicius Barreto, vice-presidente da vertical de Scale Up do Ecossistema 300 Franchising, adotar ações promocionais coordenadas é fundamental para maximizar os resultados e gerar impacto em escala. “A Black Friday continua sendo um grande potencial de crescimento para os negócios, desde que seja utilizada de forma estratégica.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Atualmente, o consumidor está mais informado, atento e exigente. Pequenas vantagens ou descontos pouco expressivos já não são suficientes para convencer o público. Portanto, é necessário oferecer propostas reais de valor e preparar ações bem estruturadas. Com planejamento é possível transformar datas sazonais em expansão, empresas que se preparam bem conseguem não só vender mais, mas crescer de forma estruturada”, comenta o especialista.

Barreto ressalta que as lojas que concentram as operações no meio digital devem ter atenção redobrada. “É necessário um planejamento minucioso, principalmente devido ao aumento da concorrência e dos custos de mídia. Grandes varejos intensificam as ações ao longo de todo o mês de novembro, termos como “Black Friday” tornam-se extremamente disputados nas plataformas de anúncios, elevando o investimento necessário para alcançar visibilidade”.

Para manter a consistência da marca durante o período promocional, o profissional destacou três pontos de atenção. São eles:

Uniformidade – É crucial que a rede mantenha a semelhança nas promoções, preços e comunicação visual. O franqueador deve fornecer diretrizes claras sobre os descontos que serão oferecidos, os produtos em promoção e a forma como essas campanhas serão divulgadas. Isso evita que cada unidade faça ajustes individuais que possam causar distorções na marca ou gerar conflitos.

Comunicação – Assegurar que seja aplicada de forma eficaz e padronizada entre todas as unidades é fundamental para manter a uniformidade e evitar conflitos que possam prejudicar o relacionamento interno e a reputação da rede

Treinamento – As franquias devem implementar treinamentos específicos antes da Black Friday, preparando franqueados e colaboradores para lidar com o aumento do fluxo de clientes e situações de alta demanda. Esses treinamentos podem incluir simulações de vendas sob pressão, técnicas de atendimento ao cliente para períodos de grande movimentação, além de orientações sobre como gerenciar estoques e resolver rapidamente problemas logísticos. Com isso, garantir que os consumidores tenham uma experiência satisfatória, independentemente do volume de vendas.

A Black Friday representa uma oportunidade para as redes crescerem e se consolidarem no mercado, desde que haja preparo e alinhamento entre franqueadora e franqueados. “Mais do que participar da data, é essencial atuar com inteligência, compreender o comportamento do consumidor, investir em diferenciação e planejar cada etapa da jornada de compra”, finaliza.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Atletas de Vera conquistam ouro, prata e bronze na 21ª Copa Norte de Jiu-Jitsu em Sorriso

A cidade de Vera foi destaque no tatame da 21ª Copa Norte de Jiu-Jitsu, realizada…

Por que Palmeiras vai fazer três últimos jogos do Brasileirão fora? Entenda cenário e como clube reagiu à mudança feita pela CBF

Nesta terça-feira (4), a CBF oficializou mudanças no calendário para a reta final do Brasileirão…

Pivetta nega ser vice figurativo: “Mauro nunca me desautorizou”

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) negou ter sido um “vice figurativo” na gestão do governador…