24/01/2026

24 de janeiro de 2026 11:30

  • Home
  • Esportes
  • Por que o Nordeste registra (há décadas) menores índices de emprego do país

Por que o Nordeste registra (há décadas) menores índices de emprego do país

Embora concentre 27% da população nacional, a participação do Nordeste no PIB (Produto Interno Bruto) é de apenas 13,8%. Cícero Péricles, economista e professor da Ufal

“A falta de dinamismo econômico impede a geração de empregos e renda em ritmo necessário para alcançar as médias nacionais”, completa.

Fatores como esse ajudam a explicar a dependência de programas sociais. Segundo o IBGE, o Nordeste tem 18,8 milhões de domicílios, e 8,7 milhões de famílias estão inscritas no Bolsa Família. Além disso, 2,3 milhões de pessoas recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O economista ressalta que o mercado de trabalho nordestino, com 8,3 milhões de pessoas com carteira assinada, tem características que dificultam o aumento da renda.

A combinação entre pobreza econômica, estrutura produtiva modesta, déficits sociais como baixa escolaridade e formação profissional, e a limitada capacidade fiscal de estados e municípios, ajuda a explicar as dificuldades do Nordeste em obter taxas mais aceleradas de crescimento, capazes de gerar dinamismo econômico, empregos e renda.
Cícero Péricles

28.jan.2020 – Setor de informações da sede do CadÚnico em Maceió lotado de usuários em busca de informações do Bolsa Família Imagem: Carlos Madeiro/Colaboração para o UOL

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fachin foi cobrado por ministros a fazer nota em defesa de Toffoli

A primeira manifestação pública do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, sobre a…

Enrique Diaz fala sobre não ter nascido no Brasil: “Vim com dois anos”

Enrique Diaz, 58, comentou sobre as origens da família e revelou um detalhe que poucos…

MP denuncia homem por homicídio qualificado do próprio filho de dois anos em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou, nesta quarta-feira (21), Rairo Andrey Borges…