A semana começa com instabilidades intensas sobre o Brasil. A formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul, associada a áreas de baixa pressão e forte calor, espalha condições para chuva moderada a forte, rajadas de vento e risco de temporais em diferentes estados a partir desta segunda-feira (8).
Sul terá chuva forte, temporais e temperaturas ainda elevadas
No Rio Grande do Sul, o avanço e o aprofundamento de um sistema de baixa pressão dão origem a um ciclone extratropical que deve provocar pancadas moderadas a fortes e tempestades ao longo do dia. As áreas mais afetadas incluem:
- Centro, sudoeste e vales
- Metade norte
- Região Metropolitana de Porto Alegre
- Campanha Gaúcha
- Oeste e nordeste do estado
O tempo instável também avança para a metade oeste de Santa Catarina e boa parte do Paraná, onde há risco de temporais. No litoral da Região Sul, a chuva ocorre sob influência marítima. Mesmo com o aumento da nebulosidade, as temperaturas continuam elevadas em boa parte da região.
Sudeste tem pancadas de chuva e risco de temporais em SP
Um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera reforça a instabilidade no Sudeste. Em São Paulo, as pancadas começam já pela manhã no oeste e noroeste e se espalham ao longo do dia, ganhando intensidade à tarde, com risco de chuva forte.
A umidade se mantém elevada sobre Minas Gerais e Espírito Santo, garantindo instabilidades persistentes. No litoral da Região, a influência marítima também provoca chuvas intermitentes. Na metade norte de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Triângulo Mineiro, o calor permanece.
As chuvas diminuem no noroeste de Mato Grosso, mas seguem presentes no restante do estado e em Goiás, com pancadas moderadas a fortes. Em Mato Grosso do Sul, a baixa pressão favorece instabilidades mais amplas, com chuvas fortes e temporais principalmente na metade leste e sul.
As temperaturas recuam levemente, mas a sensação de abafamento continua em toda a região.
No litoral leste e norte do Nordeste, há chance de chuva fraca e isolada. No oeste da Bahia, as instabilidades persistem com intensidade fraca a moderada.
As pancadas também continuam em grande parte do Maranhão, sul e oeste do Piauí, com possibilidade de temporais pontuais. Nas demais áreas, o predomínio é de tempo firme, sol entre nuvens e calor mais intenso ao longo do dia.
Norte tem pancadas fortes no Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins
As instabilidades seguem ativas na porção oeste e central da Região Norte. Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins registram pancadas moderadas a fortes.
Em Roraima e em grande parte do Pará, a chuva diminui, mas ainda pode ocorrer de forma fraca a moderada, ocasionalmente mais forte. O calor predomina em toda a Região.