Um grupo de venezuelanos que vive em Mato Grosso realizou, na noite deste sábado (3), uma manifestação em Cuiabá para comemorar a prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Madur, pelos Estados Unidos. O ato aconteceu na Avenida Brasília, via paralela à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ao Shopping Três Américas, no Jardim das Américas, e chamou a atenção de quem passava pelo local.
Mesmo pequeno, o grupo fez barulho. Os manifestantes carregavam bandeiras da Venezuela, cantavam o hino nacional e celebravam o que classificaram como o “fim de um ciclo” no país sul-americano. A mobilização ocorre no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que o país assumirá o controle da Venezuela após a captura de Maduro.
Em pronunciamento feito em seu clube privado Mar-a-Lago, na Flórida, Trump afirmou que os Estados Unidos permanecerão no país até que haja uma “transição adequada de poder” A declaração veio logo após a publicação, em suas redes sociais, de uma imagem de Maduro detido, acompanhada da legenda: “Nicolás Maduro a bordo do USS Iwo Jima”.
Para os venezuelanos que participaram do ato em Cuiabá, a ação norte-americana representa esperança após anos de crise política, econômica e social. Entre cantos, bandeiras e palavras de ordem, o grupo celebrou nas ruas da Capital mato-grossense um momento considerado histórico para Venezuela. Muitos relatam a esperança de poder voltar ao seu país de origem.
A maioria dos imigrantes vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor e relatam, em entrevista, que a situação no país de origem era de cenário de fome e completo caos.