Faltando menos de seis meses para a Copa do Mundo, a janela de transferências do futebol brasileiro esquenta a cada dia mais. E algumas das possíveis movimentações são motivadas também pelo desejo em estar no próximo Mundial. Mas isso de fato influenciará os planos da CBF visando a competição? A ESPN foi em busca de uma resposta.
Exemplos não faltam. Entre eles, a negociação do Cruzeiro com o Zenit, da Rússia, pelo volante Gerson, que já esteve no radar de Carlo Ancelotti na seleção brasileira, mas perdeu espaço após a transferência para o futebol russo.
Há também a situação envolvendo Marcos Leonardo, que entrou na mira do Flamengo em meio às dificuldades de convencer o Cruzeiro a negociar Kaio Jorge. Mas, segundo apurou a reportagem, possíveis movimentações como essas não devem influenciar na lista final da seleção para a Copa.
A reportagem soube que possíveis retornos de jogadores que estão no exterior para o Brasil, mudam muito pouco a estratégia de observação da entidade máxima do futebol brasileiro visando o Mundial de 2026.
Apesar de não haver uma lista “fechada” de convocados para a Copa, a seleção brasileira já tem uma base. E a lista para os amistosos de março trará uma ideia de como será a convocação final para a Copa, em maio. Até lá, a escolha dos selecionados deve mudar pouco.
Especificamente no caso de Gerson, ainda que o meio-campista retorne ao Brasil para jogar na Raposa, a situação do jogador não é das mais fáceis, como apurou a ESPN.
Com a mudança para a Rússia, o jogador de 28 anos saiu dos holofotes das ligas europeias e viu o seu espaço na Amarelinha ser ocupado por outros jogadores nas últimas convocações.
Em menos de seis meses, é difícil que Gerson consiga retomar o seu espaço para voltar ao radar de Carletto. Desde a mudança para São Petersburgo, por exemplo, o camisa 9 entrou em campo em apenas 12 jogos e anotou um único gol.
Gerson foi convocado pela última vez na Data Fifa de junho do ano passado, que marcou a estreia de Ancelotti à frente da seleção. O volante jogou contra Equador e Peru.
O Brasil voltará a ser convocado em março, quando Ancelotti divulgará a lista de convocados para os amistosos contra França e Croácia, na primeira Data Fifa de 2026. As duas partidas serão nos Estados Unidos, uma das sedes da Copa do Mundo.