O violinista francês Nicolas Krassik comemora 25 anos vivendo no Brasil lançando nesta quarta-feira (14), nas plataformas de streaming, o projeto “Em Cenas”, composto de um álbum com músicas autorais, o vídeo de um show do artista gravado no dia 31 de janeiro de 2025, no Instituto Brincante, em São Paulo, e um disco de vinil.
O álbum traz composições autorais, além de homenagens feitas para Gilberto Gil e Dominguinhos (1941-2003) em três músicas: “De Onde Vem o Baião” e “Expresso 2222”, de Gilberto Gil, e “Te Cuida Jacaré”, de Dominguinhos.
É por meio de sua música que o francês nascido em 1969, na periferia de Paris, onde adquiriu sólida formação erudita, declara seu amor à cultura popular brasileira.
Motivado pela paixão pelos ritmos brasileiros, Krassik, que tocou entre outros nomes fortes do jazz com o pianista Michel Petrucciani (1962-1999) e o violinista Didier Lockwood (1956-2018), desembarcou no Brasil em 2001. Imediatamente o músico colou seu som no choro, no samba, na MPB e especialmente no forró.
Em pouco tempo, Krassik passou a colaborar com ícones da música brasileira como o violonista Yamandu Costa, o flautista e saxofonista Carlos Malta, as cantoras Beth Carvalho (1946-2019) e Marisa Monte, além dos compositores e cantores Gilberto Gil, João Bosco, Lenine e Chico Buarque.
Há mais de 20 anos que o francês elegeu o forró para se entregar de corpo e alma, levando seus shows a inúmeros festivais e animando vários bailes, como os que acontecem no Canto da Ema (SP), Rootstock (BH), e no famoso festival de forró de Itaúnas (ES).
Com Gilberto Gil, Krassik viveu uma das fases mais marcantes de sua trajetória profissional brasileira realizando vários shows.
O time de músicos que acompanha o violinista nessa nova empreitada é formado por Pablo Moura (sanfona), Lau Trajano (baixo), Guegué Medeiros (zabumba) e Kabé Pinheiros (percussão), além da participação especial de Luciana Romanholi (guitarra).
Captado pela produtora VMD, o espetáculo, que estreia no canal do artista no YouTube https://www.youtube.com/@nicolaskrassik, teve direção geral de Krassik e Kabé Pinheiro.
Esta é uma ótima oportunidade para conhecer a performance de um instrumentista cheio de suingue, que entrega improvisos virtuosos com uma cumplicidade musical notória com seus companheiros de som, demonstrando seu conhecimento da tradição nordestina aliada ao jazz.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.