13/01/2026

13 de janeiro de 2026 23:40

  • Home
  • Esportes
  • Hamas deve eleger primeiro líder desde morte de Yahya Sinwar por Israel

Hamas deve eleger primeiro líder desde morte de Yahya Sinwar por Israel

O Hamas deve eleger ainda neste mês um novo líder, o primeiro desde a morte de Yahya Sinwar, em 2024, em uma operação israelense. A informação foi confirmada à Reuters por duas fontes ligadas ao grupo palestino, que governa a Faixa de Gaza.

Khalil al-Hayya e Khaled Meshaal são apontados como os principais candidatos para assumir o comando do Hamas em um momento considerado crítico para a organização, enfraquecida por dois anos de guerra após o ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel e pressionada internacionalmente a se desarmar.

Ambos vivem atualmente no Catar e integram um conselho de cinco membros que passou a comandar o grupo após a morte de Sinwar, considerado um dos mentores do ataque de 2023. O antecessor dele, Ismail Haniyeh, foi assassinado por Israel durante uma visita ao Irã, também em 2024.

Yahya Sinwar, morto em 2024 em uma operação israelense • Reuters

Segundo as fontes, o processo eleitoral já começou. O líder é escolhido por voto secreto no Conselho da Shura, formado por cerca de 50 integrantes do Hamas que vivem na Faixa de Gaza, na Cisjordânia ocupada e no exílio.

Além do novo líder, o Hamas também deve eleger um vice para substituir Saleh al-Arouri, morto em um ataque aéreo israelense no Líbano, em 2024. Apesar de haver defensores da manutenção de uma liderança coletiva, integrantes do grupo afirmam que há determinação para concluir a eleição.

Analistas apontam Meshaal como representante de uma ala mais pragmática, com boas relações com países sunitas, enquanto Hayya, principal negociador do Hamas, é visto como próximo do Irã.

Os Estados Unidos defendem que o Hamas se desarme como parte de um plano de cessar-fogo que prevê a administração de Gaza por um governo palestino tecnocrata supervisionado por uma entidade internacional. O grupo, no entanto, rejeita entregar suas armas e afirma que o tema deve ser discutido entre os palestinos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Pivetta evita debate sobre passivo da RGA: “Nunca atrasamos os salários” | RDNEWS

Pré-candidato ao Governo do Estado 2026, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) se esquivou da cobrança…

Com polêmica de arbritragem, Palmeiras passa pelo Vitória nos pênaltis e avança à 3ª fase da Copinha

Em jogo marcado por polêmicas de arbitragem, o Palmeiras levou a melhor sobre o Vitória…

Boa evolução, má regulação – 13/01/2026 – Deirdre Nansen McCloskey

Na semana passada, elogiei o ensaio “The Other Invisible Hand” (A outra mão invisível), do…