O início do período chuvoso marca a principal janela de oportunidades para ganhos de produtividade na pecuária de corte. Com maior oferta de forragem nos pastos, o manejo adequado das áreas e a suplementação nutricional tornam-se decisivos para melhorar o desempenho dos animais e a rentabilidade das fazendas.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segundo o consultor técnico nacional de bovinos de corte da Cargill, Eduardo Gonçalves Batista, o verão é caracterizado por alta produção de pastagens, o que exige do produtor atenção redobrada ao manejo. “É o momento em que o pecuarista não pode perder oportunidades. Um bom gerenciamento do pasto impacta diretamente os resultados”, afirma.
Planejamento é essencial
De acordo com o especialista, um dos erros mais comuns observados é a falta de planejamento, o ideal é que as decisões sobre o período das chuvas sejam tomadas ainda durante a seca.
O planejamento antecipado permite definir taxa de lotação, estimar a produtividade de forragem, programar compras e vendas de animais, além de estabelecer estratégias como adubação e diferimento de pasto para o período seco.
Manejo eficiente
A melhor oportunidade de margem, de rentabilidade é um bom manejo de pasto. Entre os principais indicadores para um manejo de pasto eficiente estão a taxa de lotação, a fertilidade do solo e a oferta de forragem.
Batista destaca que essas informações podem ser acompanhadas por meio de avaliações de score, com a classificação dos pastos em uma escala de um a cinco, método que fornece um retrato rápido da condição das áreas e do potencial de desempenho dos animais.
Suplementação
Para Batista, mesmo com pasto em abundância, a suplementação segue sendo fundamental, os solos brasileiros, em sua maioria, são pobres em macro e microminerais, o que torna indispensável o fornecimento de suplemento mineral.
De acordo com o consultor, a escolha do tipo de suplementação depende diretamente da meta do produtor. Sistemas mais simples podem alcançar resultados medianos apenas com mineralização, enquanto projetos mais intensivos exigem maior investimento nutricional para elevar o desempenho e os resultados econômicos da atividade.
O post Manejo correto no período chuvoso eleva desempenho e rentabilidade da pecuária de corte apareceu primeiro em Canal Rural.
