23/01/2026

23 de janeiro de 2026 13:45

Aeronaves vão para base dos EUA na Groenlândia para exercício planejado

O NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (19) o envio de aeronaves para uma base da Força Espacial dos EUA no noroeste da Groenlândia, em meio ao aumento das tensões entre os EUA e a Dinamarca sobre o território autônomo dinamarquês.

O NORAD não divulgou o tipo ou o número de aeronaves que se dirigem à Base Espacial de Pituffik, mas afirmou que elas “darão suporte a diversas atividades do NORAD planejadas há muito tempo”.

O comando, sediado no Colorado, disse que o envio das aeronaves foi coordenado com a Dinamarca, um aliado da Otan responsável pela defesa e relações exteriores da Groenlândia, e que todas as forças envolvidas “operam com as autorizações diplomáticas necessárias”.

O governo da Groenlândia também foi informado sobre o envio, acrescentou.

“O NORAD realiza rotineiramente operações sustentadas e dispersas na defesa da América do Norte, por meio de uma ou todas as três regiões do NORAD (Alasca, Canadá e os EUA continentais)”, afirmou o comando.

A base de Pitiffuk, a instalação militar mais ao norte dos EUA, apoia operações de alerta e defesa antimíssil e vigilância espacial.

O presidente dos EUA, Donald Trump, insiste que a Groenlândia deve estar sob controle americano para proteger essas operações de defesa de quaisquer ameaças potenciais da Rússia e da China.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ericsson planeja primeira recompra de ações após lucro superar expectativas

A fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações Ericsson disse que planeja devolver aproximadamente US$1,7 bilhão…

novela do SBT conquista maior audiência do ano; Band amarga no 6º lugar

Enquanto isso, a Record teve um dos seus melhores dias do ano graças ao futebol.…

Bases olfativas: como os perfumes mudam na pele

iStock Nem todo perfume se comporta da mesma forma na pele. Além de as notas…