23/01/2026

23 de janeiro de 2026 19:14

Eleitor tem até 6 de maio para tirar título e regularizar cadastro

Com 2026 sendo ano eleitoral, a Justiça Eleitoral já abriu o prazo para que novos eleitores façam o alistamento e para que os demais cidadãos atualizem sua situação cadastral. O limite para realizar qualquer procedimento é 6 de maio. Após essa data, o cadastro será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita até a realização do pleito.

O período de pouco mais de quatro meses vale tanto para quem pretende tirar o título pela primeira vez quanto para eleitores que precisam transferir o domicílio eleitoral, regularizar pendências, revisar dados pessoais ou solicitar mudança de local de votação.

Prazo vale para 1º título, transferência e regularização. – Foto: Reprodução.

A orientação do Tribunal Regional Eleitoral é que ninguém deixe para a última hora, evitando filas e dificuldades técnicas próximas ao encerramento do prazo.

Os serviços estão disponíveis de forma presencial nas unidades da Justiça Eleitoral e também pela internet, por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, acessível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A modalidade on-line permite que grande parte das solicitações seja feita sem necessidade de deslocamento.

Quem é obrigado a votar

Pela Constituição Federal, o alistamento e o voto são obrigatórios para brasileiros maiores de 18 anos. O comparecimento às urnas é facultativo para pessoas analfabetas, para eleitores com mais de 70 anos e para jovens de 16 e 17 anos.

Leia também – 4 municípios se destacam na biometria eleitoral

Embora o voto só seja permitido a partir dos 16 anos, o primeiro título pode ser solicitado por adolescentes a partir dos 15. Esses eleitores, contudo, somente poderão participar das eleições de 2026 caso completem 16 anos até o dia da votação, marcada para 4 de outubro.

A Justiça Eleitoral reforça que manter o cadastro atualizado é fundamental para garantir o exercício do direito ao voto e para evitar restrições como emissão de passaporte, matrícula em instituições públicas e participação em concursos.

  1. Quase 80 anos e sem vontade de parar: Júlio Campos fala sobre eleição, falta de herdeiros na política e polêmicas

  2. Interventor da CBF marca eleição da Federação de Futebol de MT suspensa há 6 meses

  3. Não foi sorteado? Casa Cuiabana prevê cadastro reserva

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Muricy Ramalho pede demissão e deixa cargo de coordenador do São Paulo

Muricy Ramalho não é mais coordenador técnico do São Paulo. Nesta sexta-feira (23), a ESPN…

Mauro Cezar

Má gestão no Vasco explica o que acontece em campo Clique aqui para acessar a…

Arábia Saudita diz que possui reservas minerais avaliadas em US$ 2,5 tri

Os minerais voltaram ao foco, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciando na…