O motorista Paulo Roberto Gomes dos Santos foi preso e pode responder por homicídio doloso, após atropelar e causar a morte da idosa Ilmis Dalmis Mendes da Conceição, de 72 anos, na Avenida da FEB, em Várzea Grande, na manhã desta terça-feira (20). A confirmação foi feita pelo delegado Christian Cabral, da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran).
Segundo o delegado, a decisão se baseia na análise de imagens de câmeras de monitoramento que mostram que a vítima estava a menos de 50 centímetros de concluir a travessia quando foi atingida.
Segundo a Polícia Civil, imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a idosa é atingida por uma caminhonete em alta velocidade. Com a força do impacto, ela foi arremessada por cima do canteiro central e acabou sendo atingida por um segundo veículo, que trafegava no sentido contrário. A vítima morreu ainda no local.
O delegado informou que o motorista do primeiro veículo foi interrogado e negou ter atropelado a idosa. Em depoimento, ele alegou que a vítima teria colidido contra o carro dele, versão que é contestada pelas imagens analisadas pela polícia.
Ainda conforme o delegado, apesar de o suspeito afirmar que chorou após o ocorrido e precisou de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), durante o interrogatório ele não demonstrou arrependimento e tentou atribuir a responsabilidade do atropelamento à própria vítima.
As investigações apontam que o condutor tinha visibilidade da via e condições de manobra, mas não freou nem tentou desviar antes de atingir a idosa.
Após o impacto, Paulo Roberto continuou dirigindo por cerca de três quilômetros, mas foi seguido por um policial militar da reserva, que viu o acidente, e foi atrás dele para impedir a fuga.

Além do homicídio doloso, o motorista também deve ser responsabilizado por fugir do local do acidente e não prestar socorro. Por causa da soma desses crimes, ele não pode pagar fiança e continua preso. Agora, será levado para audiência de custódia, onde um juiz vai decidir se ele responderá ao processo em liberdade ou continuará detido.

O acidente
De acordo com a Polícia Civil, o carro conduzido por Paulo Roberto Gomes dos Santos seguia em alta velocidade pela Avenida da FEB quando atingiu Ilmis, que atravessava a via.
Com a força da batida, o corpo da vítima foi lançado, ultrapassou o canteiro central da avenida e caiu na pista do sentido contrário. Na sequência, ela acabou sendo atingida por um segundo veículo, um Fiat Strada, que seguia no sentido Várzea Grande–Cuiabá. Veja vídeo abaixo:
Segundo a polícia, o motorista do segundo carro parou imediatamente, permaneceu no local, acionou o socorro e se apresentou às autoridades. Ele foi ouvido e liberado.
O delegado explicou que a polícia ainda aguarda os laudos periciais para confirmar se a morte ocorreu no primeiro ou no segundo impacto. De forma inicial, a avaliação é de que o segundo motorista não tinha como evitar o atropelamento, já que a vítima foi arremessada contra o veículo após ser atingida pelo primeiro carro.
Paulo Roberto vai passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (21).
O que diz a defesa
O advogado de Paulo Roberto Gomes dos Santos informou que o cliente está “extremamente abalado com o ocorrido”. A defesa afirmou ainda que o caso se trata de um acidente lamentável.
Idosa morre após ser atropelada duas vezes na avenida da FEB em Várzea Grande
Vídeo mostra que motorista não freou antes de atropelar idosa em Várzea Grande
