O aplicativo AndroLógico, elaborado pela Embrapa Gado de Corte (MS) e pela Embrapa Pantanal (MS), é o primeiro capaz de fazer exame andrológico em bovinos do Brasil. Em desenvolvimento desde 2022, a ferramenta gratuita tem o potencial de transformar a pecuária de corte no país, auxiliando médicos veterinários na seleção de reprodutores com melhor desempenho genético.
A plataforma auxilia na realização e padronização de exames clínicos, físicos e morfológicos, facilitando a emissão de laudos e diagnósticos rápidos para os proprietários. Os exames são realizados com base em critérios claros, como “apto”, “apto para monta natural”, “inapto temporário” e “inapto”.
Além da realização de avaliação dos animais, o aplicativo AndroLógico tem como objetivo a criação de um banco de dados de diversas regiões do país, permitindo análises sobre raça, idade, padrão seminal, quantidade de animais avaliados por região, entre outros aspectos.
O aplicativo destinado a emissão do laudo de diagnóstico pode ser utilizado apenas por médicos veterinários.
Leia também: Golpe do gado fantasma: empresária perde R$ 60 mil em fraude
Sobre o exame andrológico
Na plataforma, a avaliação andrológica realizada em bovinos machos que estão iniciando ou já estão em idade reprodutiva, consiste na avaliação clínica geral e na qualidade do sêmen para certificar o potencial reprodutivo do indivíduo, naquele período.
Embora desenvolvido para a espécie bovina, o aplicativo pode ser adaptado para outras espécies, tornando-se uma valiosa ferramenta para a pecuária nacional.

O aplicativo pode ser acessado por meio de dispositivos móveis e computadores. Para sua utilização não é necessária conexão com internet, pois as informações são salvas no dispositivo e transmitidas para a nuvem, quando houver acesso à rede.
