25/01/2026

25 de janeiro de 2026 16:17

é hora de ir além da performance do cuidado

Outra interface com a cultura da aceleração é o elemento de marco no tempo. Janeiro branco não pode ser apenas janeiro; precisa ser o ano inteiro. O mundo hiperconectado faz com que a gente atravesse estas questões quase como mais uma trend. Estas campanhas são importantes para trazer a questão à tona, mas não é exclusivamente em janeiro que devemos cuidar da saúde mental.

O “gancho” é aproveitado por pessoas, influenciadores e empresas que querem “estar bem na fita” e ganhar um “selo”, mas que raramente se comprometem de fato com a saúde de seus colaboradores ao longo do ano. Aqui, eu lembrei que chamei isso de wellness washing.

A lógica do desempenho e da performance distorce estas iniciativas e transforma em performance de cuidado o que teria potencial real de transformar vidas. Por isso que eu afirmo que janeiro branco não pode ser isso; e o cuidado deve durar o ano todo.

Este ano, temos algumas agendas políticas importantes que buscam dar conta da questão de forma coletiva: o debate sobre o fim da escala 6 x 1 de trabalho, a realização da Pesquisa Nacional de Saúde Mental (PNSM-Brasil) pelo Ministério da Saúde e a implementação da Norma Regulamentadora 1, do Ministério do Trabalho, que estabelece as diretrizes para a gestão da segurança e saúde no trabalho (SST), com foco na prevenção de acidentes e doenças. A NR1 foi atualizada para incluir a obrigação das empresas de gerenciar riscos psicossociais (como estresse, assédio, e sobrecarga) e deve potencializar um movimento de cuidado importante.

Do ponto de vista do discurso, ninguém vai discordar que é preciso cuidar das pessoas, desacelerar e tratar estas síndromes e transtornos que nos impressionam com estes números. Mas é preciso que a prática acompanhe o discurso. Como legado do janeiro branco, que possamos afirmar: saúde mental é coletiva e cuidado dura o ano inteiro.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Com pintura de Matheus Cunha no fim, United vence o líder Arsenal em jogaço de 5 gols

O Manchester United continua com 100% de aproveitamento sob o comando de Michael Carrick. Neste…

Cruzeiro é campeão, mas base mostra que o SP ainda respira

O segundo tempo foi equilibrado, nervoso e com chances para os dois lados. Mas, quando…

Raio atinge apoiadores de Nikolas Ferreira durante ato Brasília

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília, onde está previsto o…