O produtor musical Bira Haway, morreu neste domingo (25) aos 74 anos. Ele é pai do cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, que faleceu em abril de 2024, devido a um câncer.
A morte de Bira foi confirmada nas redes sociais da banda, que lamentou a partida do músico. “Perdemos quem mais acreditava em nós: nosso paizão, nosso guia, nosso mestre, produtor e diretor”, escreveu o grupo na publicação.
Quem foi Bira Haway?
Nascido como Ubirajara de Souza, ele ganhou o apelido Haway inspirado no estúdio em que trabalhou como percussionista no início da carreira. Ele também chegou a tocar nas noites de São Paulo. Sua principal trajetória foi nos bastidores do samba, como compositor e produtor musical.
Bira foi intérprete de escola de samba em 1988, quando cantou o hino da Estácio de Sá no primeiro ano de Ciça como Mestre de Bateria. Também no anos 1980, ele foi produtor de grupos como Molejo, Exaltasamba, Soweto e Grupo Revelação.
Nasce neta de Anderson Leonardo um mês após morte do cantor
O artista perdeu o filho, Anderson Leonardo, em abril de 2024, devido a um câncer inguinal, tipo raro de tumor que afeta toda a região da virilha. Ele foi vocalista do Molejo entre 1988 até sua morte.
*Publicada por Larissa Santos.
