26/01/2026

26 de janeiro de 2026 16:03

  • Home
  • Economia
  • Confiança do consumidor recua em janeiro, após quatro altas seguidas, diz FGV | Brasil

Confiança do consumidor recua em janeiro, após quatro altas seguidas, diz FGV | Brasil

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) caiu 1,8 pontos em janeiro, para 87,3 pontos, menor nível desde outubro de 2025 (87,0 pts.). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,1 ponto, para 88,4 pontos.

“Após subir por quatro meses seguidos, a confiança do consumidor recua num movimento de reversão das expectativas para os próximos meses”, afirmou a economista do FGV Ibre Anna Carolina Gouveia.

Segundo ela, o resultado foi disseminado entre três das quatro faixas de renda, concentrado nas famílias que recebem uma menor remuneração.

“O indicador que reflete a percepção sobre o momento atual recua pelo segundo mês consecutivo, influenciado pela piora da percepção sobre a situação financeira atual. Embora existam fatores favoráveis ao consumo, como emprego, renda e o alívio dos preços, os condicionantes negativos — juros altos e endividamento elevado — parecem voltar a dominar o cenário no mês, reduzindo a confiança e aumentando o pessimismo para o futuro”, acrescentou.

A queda do ICC de janeiro foi influenciada principalmente pela baixa nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) recuou 2,5 pontos, para 91,3 pontos, menor nível desde outubro de 2025 (90,5 pontos). O Índice de Situação Atual (ISA) caminhou no mesmo sentido e recuou 0,8 ponto no mês, atingindo 82,6 pontos, em sua segunda queda consecutiva.

Entre os quesitos do IE, o indicador de situação econômica local futura recuou 5,8 pontos, para 102,2 pontos, e no mesmo sentido, o indicador de situação financeira futura da família recuou 4,6 pontos, para 87,8 pontos. Apenas o indicador de compras previstas de bens duráveis avançou no mês, em 3,4 pontos, para 85,5 pontos, maior nível desde agosto de 2025 (86,6 pontos). Entre os quesitos que compõem o ISA, o indicador de situação econômica local atual avançou 1,4 ponto, para 95,5 pontos, enquanto o indicador de situação financeira atual da família recuou, em 2,9 pontos, para 70,1 pontos.

— Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quem está atrasado e vai ter transmissão? Tudo sobre teste ‘secreto’ da F1

O principal sistema que será checado é a recuperação de energia do motor híbrido, que…

Homem que atirou 6 vezes em ex namorada em pastelaria é preso

A PMSP (Polícia Militar de São Paulo) prendeu, na tarde desta segunda-feira (26), Bruno Lopes…