02/02/2026

2 de fevereiro de 2026 12:45

  • Home
  • Geral
  • Ciclone extratropical: temporais devem atingir Sul e Sudeste do país

Ciclone extratropical: temporais devem atingir Sul e Sudeste do país

Fortes temporais e rajadas de vento devem atingir os estados da região Sul e Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (30), por conta da passagem de um sistema de baixa pressão que se forma próximo à costa e que dará origem a um ciclone extratropical no oceano Atlântico.

Esse sistema não vai atuar diretamente sobre o continente, não vai passar sobre nenhum estado brasileiro, mas vai ajudar a formar áreas de instabilidade sobre Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O que aumenta as condições para chuva.

A partir da tarde, o ciclone extratropical se desloca e amplia sua atuação também para o litoral do Rio de Janeiro, favorecendo temporais que podem ser pontualmente fortes. Além disso, uma segunda área de baixa pressão ganha força no Paraguai e se expande em direção ao Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, e aumenta o risco de temporais nestes estados.

No sábado (31), o ciclone extratropical estará bem desenvolvido em direção a alto-mar e se afastará da costa brasileira, por isso perderá influência direta sobre o tempo no continente.

Temporais no Sudeste

O calor, combinado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, tanto no continente como em alto-mar, e com a tendência de circulação horária dos ventos em níveis médios da atmosfera (em torno de cinco quilômetros de altura), reforça a formação de temporais.

Na sexta-feira (30), desde as primeiras horas do dia, há risco de chuva forte no sudeste e litoral sul do estado de São Paulo, com destaque para Itararé, Registro, Três Barras e Peruíbe.

A partir da tarde, os temporais avançam sobre a região metropolitana de São Paulo, podendo ser localmente intensos, com raios e trovoadas.

As pancadas típicas de verão também atingem o interior e o norte do estado, com destaque para Jundiaí, Indaiatuba, Bocaina, Lençóis Paulista, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Entre a tarde e à noite, as áreas de instabilidade avançam para o litoral sul do estado do Rio de Janeiro, atingindo cidades como Paraty e Angra dos Reis.

Os temporais também se espalham por Volta Redonda e podem alcançar a capital fluminense, com chuva forte, raios e rajadas de vento.

Formação de frente fria associada ao ciclone extratropical

Durante o sábado (31), o ciclone extratropical continua sobre o oceano e gera uma frente fria na altura do litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O transporte de umidade para o continente que ocorre sobre o leste de São Paulo deixa o dia mais instável, com maior cobertura de nuvens e pancadas de chuva isoladas desde cedo, incluindo a Grande São Paulo.

No estado do Rio de Janeiro, o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta e pode chover já pela manhã, incluindo o Grande Rio, mas as pancadas de chuva ganham força ao longo da tarde, especialmente no norte do estado. Entre a tarde e a noite do sábado, os temporais também atingem áreas do sul do Espírito Santo que podem vir pontualmente fortes, com raios e vento.

Ventos e mar agitado: o fim de semana no Sudeste

Durante o fim de semana, o ciclone se desloca em alto-mar, indo em direção à costa da região Sul, mas sempre afastado do continente. Com isso, o litoral de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro terão rajadas de vento moderadas e ondas próximas de um metro.

O destaque é o domingo (1º), quando as rajadas podem ser mais fortes em alguns períodos, chegando perto de 50 km/h na Região Metropolitana de São Paulo.

Possibilidade de um segundo ciclone na próxima semana

Os primeiros dias de fevereiro devem continuar marcados por calor e temporais no Sudeste. Há possibilidade de formação de um novo ciclone durante a quarta-feira (4). A Climatempo monitora esse cenário, que também pode estar associado à formação de uma nova frente fria na costa entre São Paulo e Rio de Janeiro

Esse sistema poderá contribuir para a organização de um novo episódio de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) ao longo da primeira semana de fevereiro.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Boto revela quanto Flamengo ainda pode gastar em reforços após contratação de Paquetá

Logo após a derrota do Flamengo para o Corinthians na decisão da Supercopa Rei, realizada…

Bolsas dos EUA operam em alta com liquidação de commodities no radar

Os principais índices acionários de Wall Street operam em alta nesta segunda-feira (2). Por volta…