02/02/2026

2 de fevereiro de 2026 07:32

  • Home
  • Geral
  • Gol obtém aprovação da CVM e dá mais um passo para saída da Bolsa

Gol obtém aprovação da CVM e dá mais um passo para saída da Bolsa

A Gol, uma das três principais companhias aéreas do Brasil, informou, nessa quinta-feira (29/1), que recebeu uma autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para o registro da Oferta Pública de Aquisição (OPA) de suas ações preferenciais.

Trata-se de uma etapa necessária para que a empresa saia do Nível 2 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores do Brasil (B3), fechando seu capital.

Quando uma companhia fecha o capital, ela deixa de ser aberta (com ações negociadas publicamente por qualquer pessoa) e se torna fechada, passando a ter um grupo restrito de sócios e retirando suas ações de circulação no mercado financeiro.

Entenda

Em outubro do ano passado, a Gol já havia anunciado a intenção de fechar capital e deixar a Bolsa brasileira.

De acordo com a empresa, a medida faz parte de uma estratégia de reduzir custos, simplificar a estrutura e consolidar a reestruturação iniciada após o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, concluído em junho de 2025.

Em assembleia realizada em novembro, os acionistas da Gol aprovaram a incorporação da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e da Gol Investment Brasil (GIB) pela Gol Linhas Aéreas S.A. (GLA), cujas ações pertencem integralmente à controladora.

Assim, a GLA não será mais listada na bolsa e não terá registro como companhia aberta. Para viabilizar essa operação, a GIB fará uma oferta pública de aquisição (OPA) das ações da companhia.

A OPA é um processo por meio do qual um controlador, acionista ou investidor oferece comprar ações de uma empresa listada na Bolsa.

A operação pode ser usada para fechar o capital da empresa, assumir o controle societário, simplificar a estrutura de ações ou para que os investidores saiam de uma companhia que está em processo de fusão. O procedimento é regulado pela CVM.

De acordo com o edital, os acionistas que detêm os papéis envolvidos na oferta poderão vender suas ações preferenciais por R$ 11,45 por lote de mil ações. O leilão da OPA está programado para 19 de fevereiro, na B3.

No fato relevante sobre a OPA, a Gol divulgou um guia prático com orientações aos acionistas sobre o que devem fazer antes de a companhia fechar capital.

Atualmente, a Gol é controlada pela Abra, que também é dona da companhia aérea colombiana Avianca. A Abra possui 99,97% das ações ordinárias e 99,22% das ações preferenciais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Campanha do TRE-MT mobiliza jovens de Vera para o alistamento eleitoral em 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deu início à Campanha de Alistamento Jovem…

Zulma é pega de surpresa por Samir após tirar o menino de Candinho

Nos capítulos que se seguem de脢ta Mundo Melhor, a batalha pelo futuro de Samir (Davi…

PA abre o jogo após expulsão e comenta experiência no reality show

Após ser desclassificado do BBB 26, Paulo Augusto usou suas redes sociais para se manifestar…