A adubação fosfatada é um investimento estratégico para pecuaristas que buscam longevidade e vigor nas pastagens.
O engenheiro agrônomo Marcius Gracco, da Intensifique Consultoria, esclarece que o sucesso na aplicação do fósforo (P) depende da preparação do solo. Gracco afirma que a calagem é essencial para garantir que o fósforo chegue à planta, evitando que o nutriente fique “preso” no solo.
O fósforo é considerado o “combustível” do capim, sendo responsável pelo desenvolvimento das raízes e pelo perfilhamento, que é o fechamento do estande de plantas no solo. Diferentemente do nitrogênio, que é móvel e se desloca com a água das chuvas, o fósforo é imóvel e permanece onde é aplicado.
Confira:
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Importância da calagem e análise de solo
Para que as raízes cresçam em profundidade e confiram resistência à seca, o fósforo deve estar disponível na camada de 0 a 20 centímetros do solo. Caso a aplicação seja feita apenas em cobertura (a lanço), o fósforo se concentrará na superfície, limitando o sistema radicular. Gracco explica que, em solos tropicais como os do Pará, o fósforo se liga a elementos como ferro e alumínio quando o solo está ácido, tornando-se indisponível para o capim.
Com o objetivo de evitar desperdícios na adubação, o especialista recomenda um cronograma técnico rigoroso e a análise de solo para monitorar os níveis de fósforo. Para turbinar o pasto em áreas de reforma ou formação, o produtor deve seguir um passo a passo adequado.
Em pastos já estabelecidos, onde a incorporação mecânica não é viável, a adubação em cobertura pode ser uma alternativa. No entanto, os resultados em produtividade e profundidade de raiz tendem a ser significativamente mais lentos.
Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.
O post Adubação fosfatada: estratégia é essencial para pastagens saudáveis e produtivas; confira apareceu primeiro em Canal Rural.
