02/02/2026

2 de fevereiro de 2026 04:18

  • Home
  • Política
  • Secretário rebate críticas e garante início das aulas em Cuiabá nesta segunda-feira

Secretário rebate críticas e garante início das aulas em Cuiabá nesta segunda-feira


O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Amauri Monge, afirmou neste domingo (1º) que o ano letivo na rede municipal terá início normalmente nesta segunda-feira, dia 2, e rebateu críticas sobre supostos problemas estruturais nas escolas da capital.

Em declaração pública, Amauri direcionou suas falas a críticos que, segundo ele, “criam narrativas falando de escolas com problemas”. O secretário destacou que a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá já havia formalizado a situação das unidades escolares junto ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT).

– FIQUE ATUALIZADO: Siga nossas redes sociais e receba informações em tempo real (WhatsAppTelegram e Instagram)

“Quero deixar aqui alguns recados. Primeiro, vocês que criam narrativas falando de escolas com problemas, fiquem tranquilos, porque o Ministério Público já recebeu, das nossas mãos, no ano passado, em abril, um relatório circunstanciado de todos os problemas das nossas escolas”, afirmou.

Segundo Amauri Monge, a gestão optou por agir de forma prática, priorizando investimentos em infraestrutura em vez de alimentar disputas públicas. Ele informou que mais de 40 escolas já passaram por intervenções consideradas importantes e que mais de R$ 1,5 milhão foram repassados diretamente às unidades para a realização de ações emergenciais.

“Em vez de ficar na narrativa, nós fizemos o que era necessário. Começamos a investir na infraestrutura das escolas. E nós não vamos parar por aí”, reforçou.

O secretário também anunciou que, após o Carnaval, a Prefeitura de Cuiabá deve entregar quatro novas unidades escolares, ampliando a rede municipal de ensino. De acordo com ele, os investimentos contam com o apoio direto do prefeito Abílio Brunini, a quem atribuiu parte dos avanços anunciados.

“Estamos fazendo o melhor pela educação, graças à equipe da SME, aos nossos diretores e, principalmente, ao apoio do prefeito Abílio, que não tem medido esforços para garantir os investimentos na educação”, declarou.

Amauri Monge reconheceu que ainda existem problemas na rede municipal, mas garantiu que as pendências serão solucionadas gradualmente nos próximos meses. Ao final, reforçou o chamado para o início do ano letivo.

“Amanhã, dia 2, todo mundo nas escolas. Nós ainda temos problemas, mas vamos resolver todos ao longo dos próximos meses. O importante é fazer, em vez de ficar criando narrativa e jogando contra a educação”, concluiu.





Source link

VEJA MAIS

Como relação de amizade e rivalidade agita Timberwolves x Grizzlies e o que assistir no Disney+

Dois dos jogadores mais talentosos da nova geração do basquete, Anthony Edwards e Ja Morant…

Erfan Soltani é solto sob fiança após temores de execução, diz grupo

Erfan Soltani, um iraniano detido em conexão com protestos antigovernamentais e supostamente condenado à morte…

CBF se explica e justifica procedimento da arbitragem em expulsão de Carrascal

Algumas horas após o fim da Supercopa do Brasil, e o título do Corinthians sobre…