Um lance para lá de polêmico marcou o duelo entre Flamengo e Corinthians, pela Supercopa do Brasil. No último lance do primeiro tempo, Breno Bidon ficou no chão reclamando muito de uma suposta agressão de Carrascal.
Após o apito final, Rafael Rodrigo Klein se reuniu com os capitães dos dois times e, depois de uma breve conferência no VAR, sem que o juiz fosse ao monitor, ele pediu que os atletas descessem aos vestiários.
Parecia que a decisão estava tomada, mas não. Após os 15 minutos de intervalo, o árbitro mais uma vez consultou o VAR e, com uma nova imagem, bem mais nítida, dessa vez decidiu mostrar o cartão vermelho ao flamenguista.
O fato surpreendeu a todos e também colocou uma dúvida, já que isso foi algo provavelmente inédito no futebol. Mas de acordo com Renata Ruel, comentarista de arbitragem dos canais Disney, tudo isso é permitido.
De acordo com ela, a forma como foi conduzida não foi a ideal, mas que terminou como correta, já que corrigiu um erro da arbitragem dentro do campo.
“O procedimento correto era escutar o VAR antes de terminar o primeiro tempo. O VAR checa o lance e informa para o árbitro se está tudo bem e se pode terminar a partida. Foi isso que aconteceu. Mas tem, sim, uma ação do Carrascal no Bidon, com um movimento adicional fora da disputa de bola, o que caracteriza conduta violenta e cartão vermelho. Vai todo mundo para o intervalo e quando voltam, aí sim o árbitro vai analisar no VAR. Ele pode fazer isso, até por ser uma decisão disciplinar. Uma decisão disciplinar, de cartão vermelho, pode acontecer até mesmo depois do jogo ser reiniciado. É diferente de uma decisão técnica, de um pênalti ou não. O protocolo permite, mas o procedimento correto seria ter feito isso antes do primeiro tempo terminar. Até porque as equipes criam estratégias no intervalo e tudo isso vai por água abaixo. O procedimento foi correto, mas não o ideal.”
Àquela altura, o Corinthians vencia a partida por 1 a 0, gol de Gabriel Paulista.
4:34
É campeão! Com gols de Yuri Alberto e Gabriel Paulista, Corinthians vence Flamengo e conquista a Supercopa do Brasil; VEJA os melhores momentos
O Corinthians venceu o Flamengo e faturou a Supercopa do Brasil
