02/02/2026

2 de fevereiro de 2026 08:20

  • Home
  • Esportes
  • Israel reabre passagem de Rafah para circulação de pedestres

Israel reabre passagem de Rafah para circulação de pedestres

Israel reabriu a fronteira entre Gaza e o Egito nesta segunda-feira (2) para pedestres, uma medida que permitirá que os palestinos deixem e retornem ao território palestino após fugirem da guerra na região.

A reabertura da passagem de fronteira de Rafah será limitada, com Israel exigindo verificações de segurança para palestinos que entram e saem. Esperava-se que Israel e Egito impusessem limites ao número de viajantes.

Israel assumiu o controle da passagem de fronteira em maio de 2024, cerca de nove meses após o início da guerra em Gaza, que foi interrompida de forma precária por um cessar-fogo em outubro, intermediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A reabertura de Rafah era um requisito importante na primeira fase do plano mais amplo de Trump para cessar os combates entre Israel e os militantes do Hamas.

Um oficial de segurança israelense afirmou que equipes de monitoramento europeias chegaram à passagem de fronteira, que “agora está aberta à circulação de moradores, tanto para entrada quanto para saída”.

Jornalistas estrangeiros proibidos de entrar em Gaza

Nos primeiros nove meses do ataque de Israel em Gaza, iniciado após o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, os palestinos geralmente conseguiam fugir para o Egito pela passagem de Rafah.

Autoridades palestinas afirmam que cerca de 100 mil palestinos fugiram de Gaza desde o início da guerra, a maioria durante os primeiros nove meses. Alguns foram patrocinados por grupos de ajuda humanitária. Outros pagaram subornos a entidades no Egito para obter permissão para sair.

Israel fechou a passagem de Rafah depois que suas forças invadiram a área e também fechou o corredor de Filadélfia , que se estende por toda a fronteira de Gaza com o Egito.

O bloqueio interrompeu uma rota importante para que palestinos feridos e doentes buscassem atendimento médico fora de Gaza. Alguns milhares foram autorizados a sair para buscar tratamento médico em terceiros países através de Israel no último ano, embora milhares mais precisem de cuidados no exterior, segundo as Nações Unidas.

Apesar da reabertura de Rafah, Israel continua a recusar a entrada de jornalistas estrangeiros, que estão proibidos de entrar em Gaza desde o início da guerra, a qual causou destruição generalizada e devastou vastas áreas do território.

Os cerca de 2 milhões de palestinos de Gaza vivem, em sua maioria, em tendas improvisadas e casas danificadas, cercados pelas ruínas de suas cidades destruídas.

A Suprema Corte de Israel está analisando uma petição da Associação de Imprensa Estrangeira que exige que jornalistas estrangeiros sejam autorizados a entrar em Gaza vindos de Israel. Advogados do governo argumentaram que permitir a entrada de jornalistas em Gaza poderia representar riscos para os soldados israelenses, além de destacar os potenciais riscos para os repórteres.

A FPA rejeita essa alegação, afirmando que o público está sendo privado de uma fonte vital de informação independente. A organização também destaca o fato de que muitos trabalhadores humanitários e das Nações Unidas têm permissão para entrar no enclave desde o início da guerra.

O plano de Trump para Gaza, agora em sua segunda fase, prevê que a governança seja entregue a tecnocratas palestinos, o Hamas entregue suas armas e as tropas israelenses se retirem do território enquanto ele é reconstruído.

Israel expressou dúvidas sobre a possibilidade do Hamas depor as armas e alguns oficiais afirmam que os militares estão se preparando para um retorno à guerra. Desde o acordo de outubro, ataques israelenses em Gaza mataram mais de 500 palestinos, segundo autoridades de saúde, enquanto militantes mataram quatro soldados israelenses.

No sábado, Israel lançou alguns dos seus ataques aéreos mais intensos desde o cessar-fogo, matando pelo menos 30 pessoas, numa ação que, segundo o governo israelense, foi uma resposta à violação da trégua pelo Hamas na sexta-feira.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Campanha do TRE-MT mobiliza jovens de Vera para o alistamento eleitoral em 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deu início à Campanha de Alistamento Jovem…

Zulma é pega de surpresa por Samir após tirar o menino de Candinho

Nos capítulos que se seguem de脢ta Mundo Melhor, a batalha pelo futuro de Samir (Davi…

PA abre o jogo após expulsão e comenta experiência no reality show

Após ser desclassificado do BBB 26, Paulo Augusto usou suas redes sociais para se manifestar…