Daniel Bocatto e Pedro Ivo Almeida, de São Paulo (SP), e Gustavo Hofman, de Madri (ESP)
Multiple Authors
3 de fev, 2026, 09:41
No início da coletiva de apresentação de Lucas Paquetá no Flamengo, José Boto, nome forte do futebol do Rubro-Negro, arrancou risadas dos presentes na sala de imprensa do Ninho do Urubu ao agradecer ao estafe do astro por conta do acerto e dizer que em seguida “falariam sobre Vinicius Jr.”.
A seguir, vamos falar (com o estafe) do Vini Jr. (risos)… Quando acaba o contrato, presidente? Não é preciso pagar nada ao Real Madrid (risos)…”, sorriu.
A declaração em tom de brincadeira feita por Boto foi direcionada a Thássilo Soares, empresário de Lucas Paquetá e também de Vinicius Jr., que estava presente na cerimônia. Apesar de ter um tom cômico, as falas do dirigente português carregam também um fundo de verdade.
A ESPN apurou que o Flamengo vive uma espécie de “namoro eterno” com Vinicius Jr., semelhante à situação que existia com Lucas Paquetá nos últimos anos. Porém, apesar de ter um interesse por parte do Rubro-Negro, uma suposta negociação ainda é vista como muito distante pelos envolvidos.
Isso por que o estafe de Vinicius Jr. entende que ele ainda tem grande oportunidade de ter mais uma transferência no exterior e vê como “sem chances” um retorno dele ao Brasil neste momento. No momento, na visão do Flamengo, um sonhado retorno do craque à Gávea seria algo para o futuro. O astro tem contrato vigente com o Real Madrid até o final da temporada 2026/2027.
Além do desejo do próprio estafe do jogador, o Rubro-Negro esbarraria também na parte financeira. Para chegar a um acordo por Paquetá, o Flamengo desembolsou praticamente todo o orçamento que tinha à disposição por reforços e fechou a negociação em 42 milhões de euros (R$ 263 milhões).
O próprio José Boto disse após a final da Supercopa do Brasil que o clube tem cerca de 10 milhões de euros (R$ 62 milhões) para depositar por um hipotético novo reforço nas próximas semanas.
No entanto, como foi dito pelo português na coletiva de apresentação de Paquetá, outros clubes europeus ofereceram até mais pelo meio-campista. Mas, pendeu a favor do time carioca o desejo do atleta em retornar ao Rio de Janeiro. Caso contrário, a negociação não teria acontecido.
E qual deve ser o futuro de Vinicius Jr.?
Após um longo momento de impasse vivido no Real Madrid, com sondagens bilionárias do Oriente Médio nos últimos meses, Vinicius Jr. vive um momento de espera neste momento.
De acordo com apuração da ESPN, as conversas sobre uma renovação de contrato com os merengues devem acontecer apenas depois da Copa do Mundo, que acontecerá no meio do ano. O cenário só deve sofrer alguma alteração caso haja um movimento por parte do clube em procurar o atleta para iniciar uma negociação.
Os valores de um novo contrato ainda são encarados como principal ponto de discórdia na mesa de negociações.
