04/02/2026

4 de fevereiro de 2026 10:15

  • Home
  • Últimas Notícias
  • ZCAS traz chuvas de até 200 mm e parte do país enfrenta calor de 40°C: o cenário para fevereiro

ZCAS traz chuvas de até 200 mm e parte do país enfrenta calor de 40°C: o cenário para fevereiro

Foto: Pixabay

A colheita da soja no Brasil atingiu 11,4% da área total, segundo dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O estado de Mato Grosso lidera os trabalhos com 33% da área colhida, um avanço de quase 20 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. A produtividade no estado tem superado as estimativas iniciais devido às janelas de tempo firme.

No Paraná, a colheita atinge 5%, registrando um atraso de 13% na comparação anual. O desempenho é reflexo de problemas no início do plantio e chuvas volumosas durante o ciclo. Atualmente, o oeste paranaense e o interior de São Paulo sofrem com a redução das chuvas e o calor, o que tem acelerado o ciclo da soja e pode limitar o potencial produtivo.

Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Chuvas de até 200 mm

A previsão meteorológica indica a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que deve levar entre 150 mm e 200 mm de chuva para Goiás e o leste de Mato Grosso até meados da próxima semana. Esse volume deve interromper as atividades de colheita nessas áreas. Já Mato Grosso do Sul terá um período de dez dias de tempo seco, favorecendo o avanço das máquinas.

No Rio Grande do Sul, o cenário é de déficit hídrico e temperaturas elevadas, com máximas previstas de 40°C. A chegada de chuvas para aliviar o calor e repor a umidade do solo só é esperada para o período entre 9 e 13 de fevereiro. Em Santa Catarina, o andamento segue em ritmo normal na faixa leste.

No Matopiba, os acumulados de 50 mm previstos para os próximos cinco dias favorecem a manutenção da umidade do solo sem prejudicar o trabalho em campo. Condição semelhante é esperada no Norte, especialmente no Pará e em Rondônia, onde o volume de 50 mm beneficia as áreas de pastagem e a pecuária local.

Temporais e ZCAS

A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o risco de temporais em diversas regiões do país. Imagens de satélite indicam condições para rajadas de vento intenso e queda de granizo, com atenção especial para o interior do Paraná, o sul de Mato Grosso do Sul e o interior de Santa Catarina.

Nordeste

A região de Petrolina (PE) ainda registra máximas de 36°C nesta quinta-feira. No entanto, o avanço da umidade deve reduzir as temperaturas até o sábado, com máximas previstas de 30°C, amenizando o estresse térmico observado nos últimos dias na região.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

O post ZCAS traz chuvas de até 200 mm e parte do país enfrenta calor de 40°C: o cenário para fevereiro apareceu primeiro em Canal Rural.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Presidente do TCE cobra Sema para reduzir burocracia do licenciamento ambiental em Mato Grosso

https://www.sonoticias.com.br/comments/feed/ https://www.estadaomatogrosso.com.br/rss.php https://www.sonoticias.com.br/feed/

Criminoso invade escritório de contabilidade e assalta mãe que estava com o filho em Sorriso

Uma mulher de 34 anos foi vítima de um roubo consumado na noite desta segunda-feira…