04/02/2026

4 de fevereiro de 2026 20:34

  • Home
  • Geral
  • Aprosoja Mato Grosso 21 anos: um legado em benefício do produtor rural

Aprosoja Mato Grosso 21 anos: um legado em benefício do produtor rural

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) celebra, neste ano, 21 anos de atuação marcada por ações, conquistas e projetos desenvolvidos em defesa do produtor rural mato-grossense. Ao longo de mais de duas décadas, a entidade consolidou-se como uma das principais representantes do setor produtivo no estado, conectando passado, presente e futuro por meio da participação ativa dos produtores.

Um dos nomes que fazem parte dessa história é o cofundador da Aprosoja Mato Grosso, Carlos Arlei Sfredo, que acompanhou de perto os primeiros passos da entidade.

– FIQUE ATUALIZADO: Siga nossas redes sociais e receba informações em tempo real (WhatsAppTelegram e Instagram)

“O produtor rural enfrentava inúmeras dificuldades, como a falta de apoio governamental, estradas em condições precárias, deficiência na capacidade de armazenagem, energia elétrica ineficiente, limitações nos sistemas de comunicação, instabilidade nos preços dos produtos e o aumento constante dos custos de produção, dentre outros desafios. Diante disso, algo precisava ser feito. Foi a partir daí que surgiu a ideia de criar uma entidade capaz de representar os interesses do produtor rural. A união faz a força, e o produtor rural se uniu. Dessa união, hoje somos mais de nove mil associados”, conta Carlos.

A delegada coordenadora de Sapezal, Marlise Marafon, que está há nove anos associada à Aprosoja MT ressalta que sente orgulho de ser produtora rural e de ser representada por uma entidade séria, que luta em benefício do produtor rural.

“Para mim, participar de uma entidade tão séria, com mais de duas décadas de história, é um privilégio, porque posso falar da agricultura com propriedade e excelência. Eu sou neta, filha e bisneta de produtores rurais. Acompanhei de perto o sofrimento dos meus pais e dos meus avós, em um tempo em que nós não tínhamos vez nem voz. Hoje, ter a oportunidade que essa entidade nos proporciona é algo fantástico. Tenho ainda mais orgulho de ser produtora depois que tive contato com a Aprosoja MT e passei a conhecer de perto o trabalho da entidade”, ressaltou Marlise.

Em meio às lembranças dos anos de atuação junto à Aprosoja MT, Marlise conta que a entidade também esteve presente em momentos decisivos de sua trajetória pessoal e profissional, reforçando o papel acolhedor da entidade.

“Acredito que a entidade me ajudou a me encontrar novamente. Quando perdi meu marido, acabei me perdendo um pouco também. A perda de quem é a nossa cara metade, ainda mais quando não se espera por isso, é muito difícil. Nós formávamos uma sociedade fantástica, éramos complementares: ele era a razão, eu o coração. Juntos, construímos um belo trabalho ao longo de muitos anos, e esse legado hoje se reflete dentro da nossa associação. Foi depois dessa perda que entrei na Aprosoja MT. A entidade teve um papel fundamental na minha reconstrução, ajudando a me reencontrar. Por isso, tenho uma gratidão imensa pela entidade”, relembra com carinho.

Para o delegado coordenador de núcleo do Vale do Guaporé, Yuri Nunes Cervo, fazer parte da Aprosoja MT representa união e representatividade. Segundo ele, por muito tempo, os produtores tiveram a sensação de estar caminhando sozinhos, realidade que mudou com a atuação da entidade junto aos mais de nove mil associados.

“Por muito tempo, o produtor rural se acostumou a trabalhar sozinho. Cada um cuidava da sua roça. E essa união faz toda a diferença. Não se sentir sozinho, ter voz, poder levar as próprias demandas e ser ouvido. Às vezes, basta olhar para o outro produtor, do outro lado de Mato Grosso, e perceber que ele enfrenta os mesmos desafios que você. Isso faz com que a gente se sinta maior e mais forte. Com a Aprosoja MT, um produtor deixa de ser apenas um e passa a fazer parte de mais de nove mil produtores. Isso é extremamente gratificante e, sem dúvida, gera resultados”, pontuou Yuri.

Além da defesa institucional, Yuri destaca que a Aprosoja MT atua e desenvolve pautas que beneficiem o setor produtivo. “A atuação da entidade em pautas como a Moratória da Soja é um exemplo claro disso, um trabalho que considero um grande sucesso e que vai mudar a realidade de muitos produtores. Assim como a questão dos royalties e tantas outras conquistas alcançadas ao longo dos anos. Muitas dessas ações acontecem nos bastidores e nem sempre são conhecidas pelos produtores que estão chegando agora, mas eles já entram no sistema protegidos e resguardados pela entidade. Além da defesa, a entidade também consegue avançar com projetos estruturantes. O Guardião das Águas, por exemplo, é fundamental para mostrar ao mundo como o Brasil preserva sua riqueza hídrica, tanto nas unidades de conservação quanto dentro das propriedades rurais. Outro destaque é o Futuro em Campo, um projeto sensacional que apresenta às novas gerações a verdadeira realidade do campo. Acredito que todos os projetos que a Aprosoja MT vem desenvolvendo são de extrema importância e, sem dúvida, vão gerar muitos resultados positivos para o produtor rural e para o setor no futuro”, ressaltou Yuri.

Representando a nova geração do campo, a produtora rural de Tangará da Serra, Maria Clara Santos Rodrigues, associou-se à Aprosoja MT neste ano, mas já acompanha há bastante tempo o trabalho da entidade através da trajetória do pai. Para ela, fazer parte da Aprosoja MT é garantia de que o produtor rural seguirá representado e fortalecido diante dos desafios.

“A Aprosoja Mato Grosso contribuiu e vem contribuindo para o fortalecimento do produtor rural, especialmente por meio da defesa institucional. Sempre que surgem demandas que impactam o campo, inclusive no âmbito político, a entidade atua de forma próxima, oferecendo apoio aos produtores. Esse trabalho é reforçado pelos Centros de Pesquisa desenvolvidos pela Aprosoja MT, como conteúdos relevantes. Além disso, a entidade exerce uma função estratégica como ponte entre o produtor rural e a sociedade. Em um cenário marcado pela disseminação de informações equivocadas sobre o agronegócio, especialmente nas redes sociais, a Aprosoja MT contribui ao levar conhecimento que ajudam a esclarecer a realidade do campo, alcançando públicos que muitas vezes estão fora da chamada “bolha” do agro. Com esse conjunto de ações, a atuação da Aprosoja MT contribui de forma expressiva para o fortalecimento e a valorização dos produtores rurais”, salientou.

 

Relatos como esses demonstram que, independentemente do tempo de associação, quando uma entidade atua com compromisso, responsabilidade e propósito, os resultados se multiplicam. Ao completar 21 anos, a Aprosoja MT celebra não apenas sua história, mas também as trajetórias de produtores mato-grossenses que encontraram na entidade voz, apoio e união, renovando, a cada ano, seu compromisso com o campo e com quem produz.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Veja golaço de Endrick em Lyon x Laval pela Copa da França

O jovem atacante brasileiro Endrick brilhando pelo Lyon. Na tarde desta quarta-feira (4), o camisa…

Eike Batista nega relação com Epstein e rebate menção em arquivo

O empresário Eike Batista afirmou que não conhecia o magnata americano condenado por abuso sexual…

Cristiano Ronaldo faz primeira publicação após iniciar greve no Al-Nassr

Cristiano Ronaldo voltou a dar notícias, nesta quarta-feira (4), depois da polêmica iniciada nos últimos…