09/02/2026

9 de fevereiro de 2026 14:05

Laboratório central de Mato Grosso realizou em 1 ano mais de 300 mil análises

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) realizou, entre janeiro e dezembro de 2025, 349 mil análises laboratoriais, contemplando exames essenciais para a saúde pública no Estado. As análises abrangeram áreas estratégicas como biologia molecular, imunologia, entomologia, micobacteriologia, bacteriologia, micologia, além das ações de vigilância ambiental e sanitária, com análises de qualidade da água e de alimentos.

Foram feitas ainda análises de controle de qualidade de lâminas (tuberculose, hanseníase, leishmaniose, malária e doença de Chagas), bem como análises voltadas ao controle da qualidade dos exames citopatológicos do colo do útero. De acordo com a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, os resultados expressivos do laboratório, ainda segundo a gestora, refletem o compromisso institucional com a excelência técnica, e consolidam a unidade como referência estratégica para a saúde pública no Estado, com impacto direto na vigilância, assistência e na tomada de decisões.

O ano de 2025 foi marcado por grandes desafios, mas também por importantes conquistas. Ao longo do ano, o laboratório avançou em processos de qualidade, ampliou a produção de análises, fortaleceu a capacitação da rede estadual, recebeu e manteve acreditações e concluiu a mudança para a sede definitiva, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados”, destacou.

Ainda no ano passado, o Lacen ampliou o escopo analítico do laboratório de genética, com a implementação de uma nova análise (monitoramento de metotrexato – MTX), voltada a doenças raras, essencial para o acompanhamento terapêutico de pacientes oncológicos do Hospital do Câncer de Mato Grosso. Também foram implantadas novas análises no laboratório de biologia molecular, na imunologia e no laboratório de microbiologia de água e alimentos.

O Lacen ampliou também sua atuação por meio de projetos estratégicos e articulações interinstitucionais que fortalecem a saúde pública e a capacidade de resposta do Estado. O Projeto Navio, em parceria com a Fiocruz e a Marinha do Brasil, atuou na ampliação do acesso às ações laboratoriais em áreas de difícil acesso geográfico, contribuindo para o diagnóstico oportuno e o monitoramento de agravos em populações ribeirinhas e regiões remotas.

 A participação do Laboratório no projeto Pai Presente, do Tribunal de Justiça (TJ-MT), manteve-se como importante ação de apoio ao sistema de Justiça na efetivação do direito à identidade civil e ao reconhecimento de vínculos familiares. Já a parceria com o Instituto Butantan fortaleceu iniciativas voltadas à vigilância laboratorial e ao monitoramento das variantes circulantes para vírus respiratório e arbovírus, bem como ao desenvolvimento técnico-científico, ampliando a integração do Lacen com centros de referência nacional.

No ano passado, o Laboratório firmou um termo de cooperação com o Laboratório Forense da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para a realização de análises laboratoriais de metanol, substância associada a eventos de intoxicação e risco à saúde pública. Outro destaque em 2025 foi o Conexão LAB, uma série composta por oito episódios para debater temas de relevância para a vigilância laboratorial, promovendo a troca de experiências, o alinhamento de práticas e o fortalecimento da comunicação entre o Lacen e os serviços de saúde.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vereadores aprovam repasse de até R$ 640 mil e garantem transporte universitário entre Vera e Sinop

Na 2ª Sessão Ordinária de 2026, realizada nesta segunda-feira (09/02), os vereadores de Vera aprovaram,…

Piloto é preso dentro de avião em Congonhas suspeito de integrar rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam, identificado como Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, foi…

Marçal condenado a pagar R$ 100 mil é pouco, diz Boulos

Em entrevista ao podcast Política de Primeira, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República,…