09/02/2026

9 de fevereiro de 2026 20:34

  • Home
  • Últimas Notícias
  • Excesso de chuvas em MT eleva índice de soja avariada e aperta ainda mais a margem do produtor no norte do estado

Excesso de chuvas em MT eleva índice de soja avariada e aperta ainda mais a margem do produtor no norte do estado

 

O excesso de chuvas em Mato Grosso, especialmente na região norte do estado, vem comprometendo a qualidade da soja colhida nesta safra e agravando a situação financeira dos produtores rurais. A umidade constante tem atrasado e, em alguns casos, até paralisado a colheita, resultando em lotes com alto percentual de grãos ardidos e avariados, o que gera descontos no preço pago ao sojicultor no momento da entrega.

Produtores de Matupá, como Daniel Sperandio Letieri e Daniela Campestrini, relatam que o cenário já é de caixa apertado em função dos baixos preços da oleaginosa e dos altos custos de produção, estimados em cerca de 55 sacas por hectare. “Colocando uma boa média hoje seriam 70 sacas por hectare. Para sobrar, tiramos os 30% de avariado, que está dando para todo mundo, e é a média. Estamos trabalhando seis sacas no negativo. Para quem paga arrendamento é ainda pior. O arrendamento está perto de 10 sacas por hectare. Em média, para eles seriam 16 sacas no negativo”, explicam.

Com a deterioração da soja causada pela umidade excessiva, o desafio agora é encontrar compradores para esses lotes e tentar recompor o caixa das propriedades. Imagens feitas nas lavouras mostram grãos bastante comprometidos, o que reforça a preocupação tanto dos produtores quanto dos agentes do mercado.

Armazéns também em alerta

A preocupação se estende aos armazéns da região, que já começam a revisar estratégias e planejamentos diante do cenário. Segundo Walter José de Paula, gerente do Armazém Espaço Grão, a situação é delicada. “Com esse problema de muita chuva, muita umidade, muito avariado, perde-se muito da produtividade. Realmente seria uma super safra se estivéssemos com um tempo bacana. Para nós do armazém é complicado, porque quando a empresa quiser embarcar aqui, ela vai querer soja com 8% de avariado. A gente torce para que o restante da safra venha soja padrão, para podermos ajudar todo mundo, tanto o produtor quanto o armazém, a sair com essa soja que a gente recebeu durante esses dias”, afirma.

Imea eleva projeção de produção

Apesar dos problemas de qualidade em algumas regiões, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) elevou nesta semana a projeção da safra de soja do estado para 50,52 milhões de toneladas, com produtividade média estimada em 64,73 sacas por hectare alta de 7,06% em relação ao número divulgado em dezembro de 2025.

Em seu relatório semanal de mercado, o instituto informou ainda que a colheita da soja 2025/26 atingiu 24,97% da área estimada para o ciclo. “Apesar das chuvas pontuais ao longo do período, a retirada da oleaginosa das lavouras no estado segue em ritmo acelerado, com avanço de 12,77 pontos percentuais frente à safra 24/25 e 12,40 pontos percentuais acima da média dos últimos cinco anos. Esse cenário é pautado pelas janelas de tempo mais firme e maior presença de sol em algumas localidades do estado, o que permitiu o avanço das máquinas nas áreas prontas”, destacou o Imea.

Previsão indica mais chuvas

A previsão do tempo, no entanto, não traz alívio para os produtores. Os mapas meteorológicos continuam indicando chuvas frequentes e volumosas sobre o Brasil Central, especialmente em Mato Grosso e Goiás, ao menos nos primeiros dez dias de fevereiro. Para a próxima semana, as projeções do NOAA apontam acumulados entre 65 mm e 75 mm na maior parte do estado, o que, se confirmado, pode limitar ainda mais o avanço da colheita em algumas regiões, principalmente no norte mato-grossense.

Institutos de meteorologia no Brasil também seguem destacando o risco de manutenção desse cenário de excesso de chuvas, aumentando a preocupação com a qualidade da soja e com os impactos econômicos para os produtores.

NORTÃO MT COM INFORMAÇÕES DO NOTÍCIAS AGRÍCOLAS

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Presidente do Barcelona renuncia antes de se candidatar novamente e tem Messi como ‘aposta’ por nova vitória

Joan Laporta, presidente do Barcelona, renunciou ao cargo de presidente antes de se candidatar novamente…

Moraes mantém prisão preventiva de ex-assessor de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu manter a prisão preventiva…