09/02/2026

9 de fevereiro de 2026 17:09

  • Home
  • Polícia
  • Piloto é preso dentro de avião em Congonhas suspeito de integrar rede de abuso sexual infantil

Piloto é preso dentro de avião em Congonhas suspeito de integrar rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam, identificado como Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (9) dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, durante a Operação Apertem os Cintos, que apura crimes como estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição e exploração sexual de criança e adolescente.

Sérgio é suspeito de integrar uma rede de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que atuaria há pelo menos oito anos, segundo a Polícia Civil. Ele já estava na cabine do avião que faria o voo entre São Paulo (Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont) quando foi abordado por policiais civis.

Piloto foi preso dentro de avião suspeito de integrar rede de abuso sexual infantil. – Foto: Reprodução

As investigações são conduzidas pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia, ligada ao Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com a polícia, o piloto é investigado por envolvimento em uma estrutura organizada de exploração sexual, com indícios de atuação contínua, divisão de tarefas e ação coordenada entre os suspeitos.

Ainda segundo a Polícia Civil, o homem levava menores de idade a motéis utilizando documentos falsos. Uma mulher de 55 anos também foi presa durante a operação. Ela é suspeita de aliciar as próprias netas, de 10, 12 e 14 anos, para o piloto, em troca de pagamento. Havia mandados de prisão temporária contra os dois.

Além das prisões, a operação cumpre oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados, na capital paulista e em Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo, onde o piloto mora. Os presos foram encaminhados ao DHPP.

Em nota, a Latam Airlines Brasil informou que abriu uma apuração interna e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. A empresa afirmou ainda que “repudia veementemente qualquer ação criminosa” e reforçou que segue “os mais elevados padrões de segurança e conduta”.

A companhia esclareceu que o voo LA3900, que seria operado pelo piloto preso, ocorreu normalmente, com decolagem e pouso dentro do horário previsto. Até a última atualização desta reportagem, a defesa de Sérgio Antônio Lopes não havia sido localizada.

  1. Juiz determina soltura de empresário que agrediu mulher com taco de sinuca em Sorriso

  2. O que é pancreatite e por que a doença acende alerta na saúde

  3. Superlotação em bloco com Calvin Harris em SP provoca tumulto e atendimentos médicos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mercuria, gigante de energia, está perto de comprar ativos da Raízen na Argentina

O negócio seria avaliado em mais de US$ 1 bilhão, disseram as pessoas, pedindo anonimato…

Euforia com criptomoedas após volta de Trump está diminuindo, diz Waller

O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) Christopher Waller disse…

evento gratuito leva estratégias ao produtor de MT

Produtores rurais, técnicos, estudantes e o público em geral podem participar gratuitamente do 1º Giro…